Com apoio da Epagri, safra de alho em SC deve atingir 7,5 mil toneladas

A expectativa é de que a safra 2025/2026 alcance um crescimento de 4,78% em relação ao ano anterior

Os municípios catarinenses de Frei Rogério e Curitibanos ocupam posições de destaque na agricultura estadual, sendo, respectivamente, o segundo e o terceiro maiores produtores de alho em Santa Catarina. Atentos a essa relevância, os escritórios locais da Epagri organizaram, no dia 14 de agosto, dois encontros técnicos para compartilhar os resultados mais recentes das pesquisas conduzidas pela Estação Experimental da Epagri em Caçador.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Cerca de 37 participantes, entre agricultores e profissionais do setor, estiveram presentes nas reuniões. Ambas ocorreram em Frei Rogério.

Publicidade

Pela manhã, o encontro foi realizado na sede da Cooperativa Regional Agropecuária do Meio Oeste Catarinense (Copar), localizada na comunidade do Núcleo Tritícola. Já no período da tarde, a reunião aconteceu no salão da comunidade Núcleo Celso Ramos, com apoio do Grupo Alhos Alvorada.

Durante os eventos, o entomologista Juracy Caldeira Lins Junior, pesquisador da Epagri, tratou de temas essenciais para o dia a dia da lavoura. Ele destacou os riscos de misturas inadequadas na preparação de caldas para pulverização agrícola, além de enfatizar os cuidados no uso de defensivos.

O pesquisador também apresentou estratégias alternativas para o manejo da mosca da raiz, uma praga que atinge culturas como alho e cebola, mas que ainda não possui produtos registrados para controle.

Já o especialista em fertilidade do solo, Leandro Hahn, repassou orientações práticas aos produtores sobre aspectos como espaçamento ideal, escolha do tamanho da semente, aplicação de herbicidas pré-emergentes, manejo da haste floral e o uso do adubo orgânico bokashi.

De acordo com a Epagri/Cepa, a safra catarinense de alho 2025/2026 tem previsão de alcançar 7.574 toneladas, o que representa um crescimento de 4,78% em relação à safra anterior, quando o Estado colheu 7.229 toneladas.

A microrregião de Curitibanos, onde se localizam os dois municípios, continua como a maior produtora de alho em Santa Catarina. O Boletim Agropecuário da Epagri classifica o estado atual das lavouras como bom, reflexo das condições climáticas favoráveis até o momento.

A extensionista da Epagri em Curitibanos, Juliana Golin Krammes, reforça a importância das capacitações.

Segundo ela, “as orientações passadas pela Epagri visam estratégias de manejo que tragam o maior retorno econômico da cultura aos agricultores, de forma que essa importante cultura se mantenha na região e fortalecendo a agricultura familiar”.

Além disso, a Epagri está engajada no processo de reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) para o Alho Roxo do Planalto Catarinense, na categoria Denominação de Origem (DO). Essa certificação valoriza o produto com base nas características únicas do solo, clima e saber-fazer local.

A Copar, com apoio da Epagri, Sebrae e UFSC, lidera a solicitação junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por conceder a IG.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Arroio Trinta lança programação oficial da EXPO30 2026, com show nacional

A Prefeitura de Arroio Trinta anunciou oficialmente a programação...

Petrobras anuncia aumento na gasolina; veja quanto muda nas bombas

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) um reajuste no...

CDL Caçador promove workshop sobre análise de crédito para associados

A CDL Caçador realizou na noite desta quarta-feira (27)...

Motorista morre em grave acidente com cinco veículos na BR-282

Um grave acidente registrado na manhã desta quinta-feira (28)...

Iomerê cria Secretaria Municipal de Assistência Social

O município de Iomerê vive um momento considerado histórico...

Ampliação do Presídio Regional de Videira cria 144 novas vagas

O Governo de Santa Catarina inaugurou nesta quarta-feira (27)...

CBF confirma lesão e Neymar deve perder amistosos e primeiros jogos da Copa do Mundo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o...

Golpistas usam nome de supermercado de Videira para aplicar fraudes pelo WhatsApp

Um novo golpe tem preocupado moradores de Videira, especialmente...