O PROCON de Videira está em alerta devido ao aumento de golpes envolvendo o Pix agendado, prática que tem causado prejuízos especialmente ao comércio local. De acordo com o órgão, golpistas realizam compras, mostram comprovantes de agendamento como se fossem pagamentos concluídos e, depois, cancelam a transação.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Daniel Argenta Coelho, responsável pelo PROCON de Videira explica que os golpistas se aproveitam da pressa e da falta de atenção dos lojistas.
“Essas pessoas mal-intencionadas apresentam o comprovante de agendamento como se fosse o de pagamento, e muitos comerciantes acabam liberando a mercadoria sem confirmar se o valor caiu na conta.”
Para evitar esse tipo de fraude, Daniel orienta que os estabelecimentos adotem medidas simples, mas eficazes.
“A nossa principal recomendação é que os comerciantes utilizem maquininhas com sistema de Pix integrado. Elas geram o QR Code para pagamento e emitem um comprovante na hora, garantindo que o valor foi realmente transferido.”
Outra opção segura é o uso de um aparelho celular com acesso direto à conta bancária do estabelecimento.
“Ao receber o Pix, o aplicativo do banco envia uma notificação. Só depois disso é seguro concluir a venda”, ressalta Daniel.
Ele ainda reforça a importância de atenção redobrada em tempos em que o dinheiro em espécie circula cada vez menos.
“No dia a dia, na correria, muitos acabam confundindo o comprovante de agendamento com o de pagamento. Isso abre margem para o golpe.”
Com a chegada do Pix por aproximação, que deve tornar as transações ainda mais rápidas, o PROCON alerta que os cuidados devem ser redobrados.
“Toda inovação vem com vantagens, mas também com riscos. Por isso, reforçamos a importância de mecanismos de segurança.”
Daniel também lembra que a cidade de Videira tem registrado um número significativo de golpes e que o PROCON, segue trabalhando para conscientizar a população.
“Cuidado nunca é demais. Em caso de dúvida, o ideal é procurar o gerente do banco ou o próprio PROCON.”