Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Após denúncia, hospital veterinário de SC nega maus-tratos e divulga esclarecimento oficial

Segundo a nota oficial, os remédios vencidos estavam lacrados e separados para descarte, e os problemas ocorreram durante reformas no local

Um hospital veterinário de Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), está sendo investigado por supostas irregularidades sanitárias e maus-tratos a animais, após uma fiscalização conjunta entre a Polícia Civil, Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A inspeção ocorreu nos dias 25 e 26 de março de 2025, após uma denúncia anônima.

Publicidade

Durante a vistoria, agentes encontraram diversos medicamentos vencidos, tanto de uso veterinário quanto humano, armazenados de forma inadequada em setores como consultórios, centro cirúrgico e área de internação.

Além disso, foram identificados alimentos estragados destinados a animais internados, além de equipamentos médicos com esterilização vencida e medicamentos oncológicos vencidos e mal armazenados.

A Polícia Civil afirmou que o responsável técnico pela unidade foi indiciado por maus-tratos, com base na resolução nº 1236/2018 do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A legislação define maus-tratos como qualquer ato — direto ou indireto — que cause dor ou sofrimento desnecessário aos animais, inclusive por negligência ou omissão.

O inquérito ainda apura possível tentativa de adulteração de provas, já que entre duas visitas de fiscalização houve mudança nas datas de validade de produtos sob custódia.

Diante da repercussão, o Hospital de Clínica Veterinária Blumenau (HCVB) emitiu uma nota oficial para esclarecer os fatos e negar as acusações de maus-tratos.

Nota Oficial – Hospital de Clínica Veterinária Blumenau (HCVB)

O HCVB informa que nenhum animal atendido na unidade sofreu maus-tratos. A acusação decorre da guarda inadequada de medicamentos vencidos, fato que se enquadra na mesma legislação de maus-tratos, mas trata-se exclusivamente de uma questão sanitária e administrativa, e não de crueldade contra animais.

A direção do hospital explica que, no momento da fiscalização, o local passava por uma grande reforma e readequação estrutural. Por isso, insumos e materiais foram realocados temporariamente, o que provocou acúmulo em algumas áreas.

Todos os ajustes solicitados pelos órgãos fiscalizadores foram cumpridos, e os medicamentos vencidos estavam lacrados, separados para descarte, e nunca foram administrados a pacientes. O descarte seguiu protocolo adequado, feito por uma empresa especializada em resíduos hospitalares, conforme prevê a legislação ambiental.

O hospital reforça seu compromisso com o bem-estar animal, ética profissional e transparência com a comunidade. Afirma ainda que está aberto à visitação da imprensa e de tutores, para que possam conhecer de perto as instalações, a equipe profissional e a rotina de atendimentos.

Com mais de dez anos de atuação, o HCVB é referência regional em atendimento veterinário e reitera seu respeito à confiança depositada por tutores, pacientes e colaboradores.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1/ Nota Oficial do Hospital de Clínica Veterinária Blumenau (HCVB)

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Motorista é preso por contrabando de abóboras em Santa Catarina

Um motorista foi preso por contrabando de abóboras em...

Dois bebês nascem empelicados em apenas 48 horas em SC

Um fato extremamente raro marcou o Hospital Marieta Konder...

Polícia Civil investiga fraudes milionárias em licitações de pavimentação no Meio-Oeste

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo mais firme durante o dia

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Julgamento de Claudia Hoeckler entra no segundo dia em Capinzal

O julgamento de Claudia Tavares Hoeckler, acusada de matar...

Outros Tópicos Interessantes