O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais confirmou a escolha oficialmente nesta segunda-feira, dia 15 de setembro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Protagonizado por Wagner Moura, o longa se passa em 1977, no auge da ditadura militar brasileira. Na trama, conhecemos Marcelo, um especialista em tecnologia que abandona São Paulo e busca recomeçar em Recife. No entanto, sua tentativa de apagar o passado se frustra. Durante o Carnaval, ele descobre estar sendo vigiado, mergulhando num cenário de tensão e paranoia.
Além de Moura, o elenco conta com grandes nomes, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho. A estreia do filme no Brasil está prevista para novembro de 2025.
O destaque internacional já começou. Em maio, o longa venceu os prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura, na 78ª edição do Festival de Cannes, na França.
Veja também
Videira homenageia pioneiros alemães em festa pelos 94 anos da Casa Canônica
Joaçaba, Caçador e Videira garantem vaga no handebol da Olesc estadual
Essas conquistas fortaleceram as chances de “O Agente Secreto” conquistar uma indicação oficial ao Oscar. Segundo a revista Variety, o título já figura entre os favoritos ao prêmio.
Kleber Mendonça Filho, hoje com 56 anos, é um dos diretores mais prestigiados do cinema nacional contemporâneo. Com formação em jornalismo e início de carreira como crítico de cinema, ele tem no currículo sucessos como O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016), estrelado por Sônia Braga, e Bacurau (2019), vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, codirigido por Juliano Dornelles. Além das ficções, também dirigiu os documentários Crítico (2008) e Retratos Fantasmas (2023).
Disputa acirrada na seleção brasileira
“O Agente Secreto” foi escolhido entre seis produções brasileiras. A seleção foi conduzida por uma comissão da Academia Brasileira de Cinema, composta por 15 membros titulares e 5 suplentes. Os filmes que disputaram a vaga foram:
- Baby, de Marcelo Caetano;
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal;
- Manas, de Marianna Brennand;
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro;
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi;
- O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.
A data limite para a inscrição oficial de produções no Oscar 2026 é 1º de outubro. Já os indicados ao prêmio serão anunciados em 22 de janeiro de 2026, e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 15 de março.