Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Produção de cebola, soja e pêssego despenca em Santa Catarina em 2024

No Meio-Oeste, a queda na produção de pêssego fez Santa Catarina perder a terceira posição nacional para Minas Gerais

O ano de 2024 representou um período desafiador para a agricultura em Santa Catarina, segundo levantamento da Produção Agrícola Municipal do IBGE. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) analisou os dados e destacou que 13 dos principais produtos agrícolas catarinenses perderam competitividade nacional. Além disso, mais da metade dessas culturas apresentou queda na produção durante o período analisado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A retração afetou tanto culturas tradicionais quanto produtos menos recorrentes.

Publicidade

De acordo com o Mapa do Agro, elaborado pela FACISC, mesmo diante da crise, o setor segue como um dos mais diversificados do Brasil.

Em 2023, o agronegócio de SC movimentou R$ 90 bilhões e foi responsável por gerar mais de 1 milhão de empregos diretos.

Para o diretor de Agronegócio e Ferrovias da FACISC, Lenoir Broch, é fundamental investir no setor:

“Devemos focar mais esforços e investimentos aos produtores familiares catarinenses, para que o estado não perca em competitividade, valor agregado e inovação alcançada nos últimos anos.”

As lavouras temporárias, como cebola, tomate, milho, soja, feijão, alho e melancia, registraram perdas de destaque.

Em termos financeiros, 53% dos produtos agrícolas catarinenses tiveram queda no valor de produção em 2024, em comparação ao ano anterior, com valores corrigidos pela inflação.

Um exemplo significativo envolve a cebola. Santa Catarina liderou a produção nacional por oito anos consecutivos, mas perdeu o posto para a Bahia em 2024. A participação catarinense no total nacional caiu de 28% para 20%.

Segundo a FACISC, a principal causa foi a queda no preço pago ao produtor, especialmente na região do Vale do Itajaí.

Meio-Oeste catarinense

No Meio-Oeste catarinense, conhecido pela produção de frutas com caroço, a colheita de pêssego também foi prejudicada.

SC perdeu a terceira posição no ranking nacional em 2023 para Minas Gerais, reduzindo sua participação no mercado de 11% para 8%. Tanto o volume colhido quanto o rendimento por hectare diminuíram.

Outro ponto de alerta está nas culturas tradicionais. A produção de tomate e soja segue em queda. Em uma década, SC passou de nono para décimo terceiro maior produtor de soja do país.

Somente entre 2023 e 2024, perdeu duas posições. Já no cultivo de melão, o Estado caiu quatro posições no ranking nacional em 2024.

Apesar das perdas, Santa Catarina ainda mantém liderança na produção nacional de maçã e permanece como o terceiro maior produtor de maracujá no país em 2024.

Esses dados revelam a resiliência de parte do setor, mesmo diante de um cenário desfavorável.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina: quinta de sol, mas frente fria trará instabilidade e ventos fortes

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Acesso ao Mirante da Aparecida está liberado mesmo com obras em andamento

As obras de pavimentação em concreto no acesso ao...

STF obriga Beto Carrero a oferecer bebedouros gratuitos aos visitantes

O parque temático Beto Carrero World, localizado em Penha...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 08/2025 Pregão Eletrônico n. 04/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina: quinta de sol, mas frente fria trará instabilidade e ventos fortes

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Homem que tentou invadir o Palácio do Planalto é do Meio-Oeste de SC

Na madrugada de quarta-feira, 10 de setembro, por volta...

Atriz caçadorense estreia como protagonista em filme

A atriz caçadorense Alana Bortolini será a protagonista do...

Bebê nasce dentro da bolsa amniótica em hospital de Videira

Nesta sexta-feira, dia 12, o Hospital Salvatoriano Divino Salvador...

Criança de 2 anos é morta a facadas pela mãe em SC

Uma tragédia abalou Balneário Gaivota, no extremo sul catarinense,...

Outros Tópicos Interessantes