Santa Catarina enfrenta uma sequência de temporais desde o último sábado (20), que já provocaram danos em pelo menos 16 municípios, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (22). Até o momento, os eventos climáticos afetaram 166 residências, deixaram três pessoas desabrigadas e não causaram mortes.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a Defesa Civil, as ocorrências estão relacionadas à combinação de chuvas volumosas, ventos fortes e queda de granizo. Municípios como Rio Negrinho, no Norte, e Barra Bonita, no Oeste catarinense, devem decretar situação de emergência ainda hoje.
Erval Velho, no Meio-Oeste, registrou o maior volume de precipitação, com 94,6 milímetros acumulados em 24 horas.
Outras cidades com grande volume de chuva incluem Pouso Redondo (86,6 mm), Vargem (84,2 mm), Piratuba (79,6 mm), Campos Novos (78,6 mm) e Videira (77,4 mm).
Veja também
Chuva e vento causam estragos em Caçador na manhã deste domingo
Defesa Civil confirma tornado em Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina
Com relação aos ventos, a rajada mais intensa foi registrada em Urupema, na Serra Catarinense, com impressionantes 106,7 km/h. Água Doce também teve ventos fortes, chegando a 106,4 km/h, enquanto Rio Negrinho registrou 70,6 km/h e Campos Novos, 67,2 km/h.
No domingo
Na noite de domingo (21), um temporal atingiu Monte Carlo, no Norte de Santa Catarina, destelhando ao menos oito casas. Apesar dos danos, os bombeiros informaram que “ninguém ficou ferido”.
Em Santa Cecília e Campos Novos, os ventos derrubaram árvores nas SC-340 e SC-135, bloqueando as vias temporariamente. Em ambas as cidades, não houve feridos.
Até o fim da tarde de domingo, ao menos 15 cidades já tinham registrado danos. No total, 136 casas foram afetadas apenas nesse período. Felizmente, não houve mortes.
Tornado
Um dos casos mais impressionantes ocorreu em Barra Bonita, o menor município em número de habitantes do estado.
Segundo a Defesa Civil, uma casa foi deslocada pela força do vento e parou sobre um carro. A cidade, junto com São Miguel do Oeste, foi atingida por uma tempestade severa relacionada à formação de um tornado.
No Oeste catarinense, os atendimentos se concentraram em municípios como Entre Rios, Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e São Miguel do Oeste.
Apesar dos estragos, “não houve registro de feridos, nem a necessidade de abrigos temporários”.
Cidades atingidas pelos temporais em SC
- Entre Rios
- Itapiranga
- São Lourenço do Oeste
- Bom Jesus
- Marema
- São Domingos
- Passos Maia
- Ipuaçu
- São Bento do Sul
- Barra Bonita
- São Miguel do Oeste
- Mafra
- Canoinhas
- Rio Negrinho
- Três Barras
- Maravilha