Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Conab revela tendências de preços das hortaliças e frutas em 2025

Entre as frutas, mamão e laranja caíram, enquanto maçã e banana registraram aumento nos valores

Nos primeiros quinze dias de setembro, o preço do tomate sofreu uma queda significativa no mercado atacadista. Esse comportamento acompanha a tendência observada em agosto, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), publicado na última terça-feira (23), as cotações do tomate em agosto tiveram uma redução média ponderada de 19,86% em comparação a julho.

Publicidade

Essa diminuição nos valores ocorreu mesmo com a oferta menor em agosto, indicando um movimento forte de queda nos preços.

Além do tomate, outras hortaliças importantes como cebola, alface e batata também apresentaram retração nos preços durante agosto.

No caso da cebola, a redução foi contínua pelo terceiro mês consecutivo, com uma queda média de 10,5%. A maior baixa foi registrada na Central de Abastecimento (Ceasa) de Vitória. Essa situação está relacionada à dispersão da produção, boa oferta e menor procura pelo produto, fatores que influenciaram diretamente o preço.

A batata acompanha um cenário similar, também em queda pelo terceiro mês seguido. A diminuição média dos preços foi de 6,55% em relação a julho, e comparado a agosto do ano passado, a queda é ainda mais expressiva: 53,62%. Essa forte variação é atribuída à redução da produção no primeiro semestre de 2025, causada pelas chuvas no fim de 2023 e início deste ano.

A alface, por sua vez, sofreu uma redução média de 8,77% em agosto, com destaque para a Ceasa de Recife, que registrou queda de até 30,8%. Apesar da comercialização menor, fatores como condições climáticas e qualidade do produto exerceram influência negativa sobre o preço.

Por outro lado, a cenoura registrou alta de 19,92% em agosto, devido à menor oferta disponível nas Ceasas. Produtores paulistas e mineiros enviaram aproximadamente 10% menos do produto em agosto, impactando diretamente na elevação dos valores.

E as frutas?

No segmento das frutas, o mamão teve queda de 16,34% no preço médio, motivada pelo aumento da oferta e temperaturas mais altas, que aceleraram o amadurecimento. A laranja também apresentou ligeira redução média de 2,07%, apesar do aumento tanto da oferta quanto da demanda.

Por outro lado, maçã, banana e melancia tiveram preços em alta.

A maçã subiu 2,58%, impulsionada pelo aumento simultâneo da oferta e da demanda.

A banana apresentou aumento médio de 5,94%, influenciado pela menor produção da variedade prata e prejuízos em Santa Catarina.

Já a melancia teve a maior alta entre as frutas, com 20,59%, resultado do adiamento da colheita em Goiás, boa qualidade e maior procura devido ao calor.

Palestra na ACIC debate o comércio internacional da madeira
Foto: Canva e Ascom Acic

Como estão as exportações?

Quanto às exportações, nos primeiros oito meses de 2025, o volume total exportado atingiu 713 mil toneladas, com aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento alcançou US$ 841,41 milhões (FOB), crescimento de 15%.

Apesar das tarifas aplicadas pelo governo dos EUA terem reduzido as vendas em alguns mercados, especialmente para manga e uva, as perspectivas iniciais do ano foram bastante promissoras.

Um destaque importante do boletim foi a participação das Ceasas no Encontro Internacional da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (Flama). O evento ressaltou a importância do Prohort para a integração dos agentes públicos e privados e para a modernização do mercado atacadista.

Dados coletados

Os dados da Conab são coletados nas principais Ceasas do Brasil, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Goiânia, Recife, Fortaleza e Rio Branco.

Juntas, essas centrais abastecem grande parte dos hortigranjeiros consumidos no país. Para mais detalhes sobre a comercialização em agosto, o 9º Boletim Hortigranjeiro 2025 está disponível no portal oficial da Conab.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Conab

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Veículo pega fogo na SC-355 e mobiliza bombeiros de Fraiburgo

No sábado, 8 de novembro de 2025, por volta...

Homem é levado ao hospital após acidente entre caminhão e carro em Tangará

Na noite de sábado (08), por volta das 19h04,...

Mais de 50 cidades catarinenses registram ocorrências durante passagem de ciclone

Mais de 50 cidades catarinenses registraram ocorrências relacionadas à...

Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira

No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia...

Previsão do tempo em SC: Saiba como fica o clima até quarta-feira

Acompanhe a previsão do tempo em Santa Catarina e...

Mais Lidas da semana

Ciclone extratropical provoca tempestades intensas na sexta e sábado em SC

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a formação de...

Motorista de aplicativo morto a tiros em Videira é cremado

O motorista de aplicativo Valtemir da Silva, de 49...

Mulher de Videira fica presa aos pedais em acidente na SC-355 e é resgatada

Na manhã desta quinta-feira, o Trem de Socorro do...

Identificada vítima de acidente na SC-350 em Caçador

Foi identifica a vítima fatal de acidente ocorrido na...

Nova imagem de Nossa Senhora surge em tronco de pinus em SC

Um novo episódio de fé chamou atenção em Santa...

Outros Tópicos Interessantes