No último sábado (27), a Prefeitura de Videira realizou o primeiro mutirão do programa “Bota Fora” no Bairro Oficina. A iniciativa resultou na retirada de quatro toneladas de entulhos, 84 pneus velhos e 680 quilos de equipamentos eletrônicos descartados irregularmente nas ruas. Equipes da Prefeitura trabalharam para limpar as vias e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O programa “Bota Fora” foi criado pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
O bairro Oficina foi escolhido para ser a área piloto devido ao alto índice de focos de dengue registrados durante o verão e até mesmo no inverno, período atípico para a doença.
Assim, a ação tem o duplo objetivo de melhorar a limpeza urbana e combater a proliferação do mosquito transmissor.
Veja também
Unidade Móvel do Sesc chega a Videira com atendimento gratuito à saúde da mulher
Videira recebe mais de 1.200 atletas para etapa regional dos JASC
Durante toda a manhã, máquinas e caminhões percorreram as ruas recolhendo móveis, eletrodomésticos e outros materiais deixados nas calçadas pelas famílias.
Esse descarte irregular pode abrigar água parada e favorecer o surgimento de mosquitos.
Por isso, a ação também promove a destinação correta dos resíduos que não são coletados regularmente pelo serviço público.
Com o sucesso da primeira ação, a Prefeitura planeja expandir o programa “Bota Fora” para outros bairros. A prioridade será dada às regiões com maior número de focos do mosquito e casos confirmados de dengue.
Dessa forma, a iniciativa visa proteger a saúde da população e garantir um ambiente urbano mais limpo e seguro.