Defesa Civil de SC amplia monitoramento de rios com nova estação em Videira

O equipamento vai permitir o monitoramento em tempo real do nível do rio garantindo mais segurança para a população

A Defesa Civil de Santa Catarina iniciou, nesta sexta-feira (03), a instalação de uma nova estação hidrometeorológica em Videira, especificamente no Rio do Peixe. O equipamento foi fornecido e está sendo instalado pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de ampliar o monitoramento do nível do rio durante períodos de chuva intensa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa ação busca fortalecer as estratégias de prevenção de desastres naturais, aumentando a segurança das comunidades próximas.

Publicidade

O novo sistema irá aprimorar o acompanhamento das condições climáticas, permitindo respostas mais rápidas e eficazes a possíveis situações de risco.

Durante a execução dos trabalhos, a Ponte Aderbal Ramos da Silva opera em meia pista. A interdição parcial ocorre ao longo da manhã e início da tarde desta sexta-feira.

Essa medida garante a segurança da equipe técnica e dos motoristas durante a instalação da estrutura.

A responsabilidade pela instalação e manutenção da estação é do Governo do Estado. O equipamento agora integra a rede estadual de estações meteorológicas, que envia dados atualizados em tempo real tanto para a Defesa Civil de Santa Catarina quanto para a equipe local de Videira.

Com essa estrutura tecnológica, é possível acompanhar volumes de chuva, níveis dos rios e vazões em várias regiões catarinenses.

A estação possui autonomia energética por meio de painéis solares e tecnologia de conectividade avançada, com acesso à internet via 5G e satélite. Isso assegura o envio contínuo das informações, mesmo em áreas remotas ou em situações de emergência climática.

Com essa inovação, Videira fortalece seu sistema de monitoramento e alerta meteorológico, aumentando sua capacidade de reação diante de eventos extremos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sexta-feira terá temporais e risco de alagamentos em SC

Santa Catarina terá mais um dia de tempo instável...

Oeste terá segunda maior bancada regional na Alesc a partir de 2027

Oeste terá oito deputados na Alesc a partir de 2027, atrás apenas do Vale do Itajaí.

Show de Prêmios da CDL Caçador começa com R$ 70 mil em vale-compras

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador iniciou,...

Vendaval derruba árvore sobre veículo e bloqueia a SC-355

Uma árvore caiu sobre um veículo e obstruiu a SC-355 durante o vendaval desta quinta-feira, sem vítimas.

Defesa Civil alerta para temporais com granizo e rajadas no Meio-Oeste catarinense

Alerta vale para as próximas três horas em 21 municípios do Meio-Oeste catarinense, incluindo Videira.

Após duas semanas da morte de Rick, Renner anuncia carreira solo

Cantor retoma atividades nos palcos com projeto em homenagem ao legado da dupla sertaneja.