Entenda por que o metanol virou ameaça real nas bebidas alcoólicas

Para esclarecer os riscos e orientar a população, o professor Rodrigo Geremias, do curso de Engenharia Química da Unoesc Videira, participou do RBV Entrevista

O uso do metanol em bebidas alcoólicas, especialmente nos destilados, tem sido motivo de preocupação nas últimas semanas. Em especial, após o aumento de internações e mortes provocadas por ingestão de bebidas contaminadas, com destaque para os casos registrados no estado de São Paulo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Para esclarecer os riscos, o programa RBV Entrevista, da RBV Rádios em Videira, recebeu nesta sexta-feira o professor Rodrigo Geremias, docente do curso de Engenharia Química do campus da UNOESC Videira.

Publicidade

Durante a conversa, ele explicou como o metanol pode surgir em bebidas alcoólicas e os perigos de seu consumo.

Segundo Geremias, o metanol pode aparecer naturalmente em pequenas quantidades no processo de fermentação, como no vinho tinto, por conta da pectina presente nas cascas das frutas. Entretanto, em destilados, o risco aumenta.

“No processo de destilação, as primeiras frações — chamadas de ‘cabeça’ — devem ser descartadas, pois concentram o metanol”, explicou.

O problema atual, conforme ele aponta, não está ligado a falhas no processo artesanal ou industrial de destilação, mas sim à falsificação deliberada de bebidas alcoólicas com a adição de metanol para baratear custos.

“A suspeita é de que grupos criminosos estejam utilizando metanol para aumentar o volume das bebidas adulteradas”, afirmou o professor.

Metanol é incolor, não tem sabor ou cheiro perceptível

Além do baixo custo, o metanol é incolor, não tem sabor ou cheiro perceptível, o que dificulta sua identificação sensorial.

“Quem consome não percebe nada diferente. Os sintomas aparecem de 12 a 24 horas após a ingestão”, alertou Geremias.

Entre os efeitos estão náuseas, dor de cabeça intensa, visão turva, cegueira e até a morte, dependendo da concentração.

Cuidado na hora da compra

Outro ponto crítico destacado foi a comercialização de garrafas aparentemente lacradas e vendidas como originais.

Segundo Geremias, isso aumenta o perigo e exige atenção redobrada de comerciantes e consumidores. “A responsabilidade também é dos estabelecimentos. Comprar bebidas de fornecedores duvidosos, sem procedência clara, é um risco para todos”, enfatizou.

A preocupação se estende ao fato de que, quando a bebida é falsificada, não há rastreabilidade — diferentemente dos produtos industrializados registrados. Assim, identificar a origem do lote contaminado se torna quase impossível, ampliando os riscos para a população.

“Aqui na região, por exemplo, os vinhos e destilados produzidos por vinícolas e alambiques legalizados passam por análises constantes”, garantiu.

Para evitar problemas, o professor recomenda sempre comprar bebidas de fontes confiáveis, conferir o lacre, o rótulo e desconfiar de preços muito abaixo do mercado.

“É melhor pagar um pouco mais caro por algo seguro do que correr riscos sérios à saúde”, finalizou.

Consumo de bebidas requer moderação

Rodrigo também lembrou que o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que legítimas, requer moderação.

“O etanol também é um álcool, e embora menos tóxico, pode causar danos à saúde quando consumido em excesso”, destacou.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Ernesto Júnior

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

“Pix do BRICS” avança para desafiar o domínio global do dólar

O sistema financeiro global, moldado desde a Conferência de...

Médico de Videira é homenageado por participação em podcast de saúde do CRM-SC

O médico Carlos Winck, de Videira, recebeu uma homenagem...

Entre a fé e o perigo: a realidade da Páscoa no mundo

A Páscoa é considerada uma das datas mais importantes...

Capotamento deixa três feridos na madrugada em Videira

Um capotamento registrado na madrugada desta sexta-feira (03), por...

Sexta-feira com risco de chuva isolada antes de melhora no tempo

As instabilidades começam a perder força em Santa Catarina...

Caçador abre vagas para aulas gratuitas de violão

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Acidente envolve três veículos e deixa carro tombado em Videira

Na tarde desta quinta-feira (02), um acidente de trânsito...

Olivide 2026 reúne escolas e jovens talentos de Videira

A partir da próxima segunda-feira (6), Videira recebe a...