Uma agricultora foi vítima de picada de cobra na manhã desta sexta-feira (03), na localidade de Linha Rio Bonito, interior de Rio das Antas, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O acidente ocorreu enquanto ela realizava a colheita de hortaliças destinadas à comercialização em uma feira da cidade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas não fez o atendimento, já que o marido da vítima a levou imediatamente ao Pronto Atendimento de Rio das Antas. Após receber os primeiros cuidados médicos, a mulher foi transferida ao Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira, onde recebe o atendimento adqueando, como o soro antiofídico. Seu estado de saúde era considerado estável até a chegada ao hospital, mas não houve nova atualização.
Segundo testemunhas, a agricultora foi picada quando pegava uma caixa para armazenar hortaliças. No momento da picada, ao puxar o braço, a serpente veio grudada no membro. O animal foi capturado e entregue junto ao serviço médico para identificação.
A cobra aparenta ser uma jararaca (gênero Bothrops), espécie comum na região. Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) apontam que as serpentes são o terceiro animal peçonhento que mais causa acidentes no estado, atrás apenas das aranhas e das abelhas. Somente em 2024 foram registrados 704 casos.