A intenção de compra dos consumidores em Santa Catarina para o Dia das Crianças 2025 registrou crescimento. Segundo pesquisa da Fecomércio SC, o valor médio dos presentes deve atingir R$ 283, uma alta nominal de 11% em relação a 2024. Em termos reais, já descontada a inflação, esse avanço corresponde a 6%.
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O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, destaca que esse é o melhor resultado desde que a entidade iniciou essa pesquisa, em 2018.
Ele informa que, ao longo do último ano, os trabalhadores catarinenses registraram aumento de 10% no rendimento real, o que contribui para esse comportamento de consumo mais forte.
“Com mais renda disponível, aumenta também a intenção de compras. Outro dado curioso é como a presença ou não da criança durante o ato da compra afeta o comportamento do consumidor. Se a criança estiver por perto, o valor médio salta para R$ 304. Se ela estiver ausente, cai para R$ 274. É uma diferença de R$ 30, mas que reflete essa diferença de postura”, afirma Dagnoni.
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Presentes mais buscados
Os presentes para as crianças mais buscados serão brinquedos, roupas e eletrônicos. No Top 3 de valores médios estão:
- eletrônicos, com R$ 592,
- brinquedos com R$ 279 e
- calçados, em média, R$ 217.
Além disso, algumas famílias pretendem gastar com atividades externas. O valor médio previsto é R$ 309 para eventos ao ar livre. Para parques de diversão, a média é R$ 346, e nos restaurantes, R$ 364.
Diferenças entre cidades
A pesquisa cobriu sete cidades de Santa Catarina. Em quatro delas, o gasto médio ficou acima da média estadual:
- Itajaí (R$ 356),
- Blumenau (R$ 355),
- Florianópolis (R$ 299) e
- Criciúma (R$ 291).
Nas outras, os valores ficaram abaixo:
- Chapecó (R$ 265),
- Joinville (R$ 214) e
- Lages (R$ 199).
Em relação ao momento das compras, 48,9% dos entrevistados planejam comprar na semana do Dia das Crianças.
- 22,4% pretendem comprar até duas semanas antes.
- 14,7% deixarão para a véspera, e
- 7% comprarão com mais de duas semanas de antecedência.
Menor parcela, 2,6%, farão compras na data ou com mais de um mês de antecedência.
Formas de pagamento e percepção financeira
A forma de pagamento mais usada ainda é a à vista, adotada por 75,6% dos consumidores. No entanto, isso representa queda de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Entre os meios à vista, o destaque vai
- ao PIX (21,9%),
- ao dinheiro em espécie (21,5%),
- ao cartão de débito (20,7%) e
- ao cartão de crédito (11,5%).
Já 23,2% dos entrevistados preferem parcelar suas compras no cartão de crédito.
Quando questionados sobre sua condição financeira frente ao ano passado, 42,7% disseram estar em situação melhor. Por outro lado, 40,4% avaliaram estar em situação pior, com um salto de 28 pontos percentuais. Os restantes 16,7% acreditam permanecer no mesmo patamar.