Com foco no fortalecimento do desenvolvimento regional e na melhoria da logística aérea em Videira, o Aeroporto Municipal Angelo Ponzoni será modernizado. O investimento ultrapassa R$ 4,9 milhões, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Videira e o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A parceria tem como principal objetivo impulsionar a economia local, facilitar o transporte de cargas e passageiros e conectar empresas da região com outros mercados.
O plano prevê melhorias importantes em toda a estrutura do aeroporto, como a repavimentação da pista de pouso e decolagem, pista de taxiamento e pátio de embarque e desembarque.
Além disso, será implementado o sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), que permite maior precisão nas aproximações das aeronaves. Esse equipamento é fundamental para elevar a segurança das operações, especialmente em situações de baixa visibilidade ou clima instável.
Veja também
SC libera 135 atividades da exigência de alvará para abrir empresa
Justiça Eleitoral levará atendimento a Iomerê, Salto Veloso e Arroio Trinta
A Prefeitura de Videira elaborou o projeto técnico completo e também será responsável pela execução das obras em todas as etapas. A assinatura oficial do convênio aconteceu nesta quarta-feira, dia 8, em evento que contou com autoridades locais e estaduais.
Estiveram presentes o prefeito Wilmar Carelli, o vice-prefeito Rafael Balestrin, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o secretário adjunto Ivan Amaral, além de vereadores, secretários municipais e empresários que utilizam o transporte aéreo em suas operações.
De acordo com o secretário Beto Martins, os valores já estão garantidos:
“Este investimento é parte de um estudo do Governo Estadual para fortalecer a aviação e o desenvolvimento regional e, a estruturação de aeroportos como o de Videira, faz parte dessa linha de ação”.
O prefeito Wilmar Carelli reforçou a importância do projeto, destacando que o aeroporto contribui diretamente para o crescimento de setores como comércio, saúde e indústria.
Segundo ele, “o aeroporto é um grande indutor do comércio, saúde e indústria, além de criar oportunidades de negócios, sendo peça-chave para a conectividade e a integração entre Videira e o país”.
O presidente do Conselho Municipal Aeroportuário de Videira, Carlos Skalee, também valorizou o empenho da administração. Ele lembrou que uma das primeiras iniciativas da atual gestão foi buscar o apoio do Estado para viabilizar o convênio junto à Secretaria responsável.