Santa Catarina se destaca como o estado brasileiro com a maior proporção de pessoas que utilizam o carro como principal meio de transporte para o trabalho. Segundo o levantamento Censo 2022: Deslocamento para Trabalho e para Estudo, divulgado nesta quinta-feira (9) pelo IBGE, 48% da população ocupada catarinense se desloca de carro diariamente.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Esse percentual supera a média nacional e coloca Santa Catarina à frente do Distrito Federal, que aparece em segundo lugar com 46,3%.
Na contramão, estados como Pará (16,3%), Maranhão (17,2%) e Ceará (19,3%) apresentam os menores índices de uso do automóvel no país.
Enquanto o transporte individual predomina em solo catarinense, outras regiões mostram realidades distintas.
Veja também
Fraudes no INSS geram operação da Polícia Federal em SC
Novo eletroposto da Celesc é instalado em Videira para recarga de veículos elétricos
No Rio de Janeiro, por exemplo, o ônibus é o meio mais utilizado, com 35,8% dos deslocamentos.
Já os estados de Rondônia (42,7%) e Piauí (42%) lideram no uso da motocicleta, transporte que representa 16,4% da média nacional.
Caminhada
Em Santa Catarina, o segundo meio mais comum é a caminhada, representando 16,6% dos deslocamentos. As motocicletas aparecem em seguida, com 12,6%.
No Nordeste, o deslocamento a pé é ainda mais relevante: Bahia (28,1%), Alagoas (25,5%) e Pernambuco (25,4%) lideram esse ranking.
Já no Norte do Brasil, bicicletas e embarcações ganham destaque.
No Amapá, 17,4% vão ao trabalho de bicicleta, enquanto no Amazonas, 4,2% usam pequenas embarcações no dia a dia.