Levantamento revela perfil da população em situação de rua em Videira

A pesquisa revelou que 48% dos entrevistados são de Videira

Desde abril, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Videira está conduzindo um levantamento inédito sobre o perfil das pessoas em situação de rua no município. Até então, a cidade não contava com dados oficiais sobre essa população, o que dificultava a elaboração de políticas públicas eficazes e específicas para enfrentar o problema.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre os resultados mais relevantes está o registro do mês de julho, que apresentou o maior número de pessoas nessa condição: 26 no total, sendo 22 homens e 4 mulheres.

Publicidade

Apesar disso, nesse mesmo período, três pessoas conseguiram deixar as ruas, o que demonstra a importância de ações de apoio e reinserção.

A média mensal entre maio e agosto ficou em aproximadamente 15 pessoas vivendo nas ruas de Videira.

O levantamento também revelou que o tempo de permanência nessas condições varia de um mês a 20 anos, sendo que a maioria vive nas ruas há cerca de um ano.

De onde são as pessoas em situação de rua de Videira?

Com relação à origem, 48,2% dos entrevistados são naturais de Videira, enquanto 29,5% vieram de outras cidades de Santa Catarina, 14,9% do Paraná e 7,4% são estrangeiros.

Além disso, todos relataram envolvimento com álcool ou outras drogas, e 88,9% disseram já ter procurado tratamento para superar o vício.

Importância dos dados

A assistente social Adriana Tebaldi, que coordena as abordagens sociais e o trabalho de campo, destaca a importância da coleta de informações.

“Nosso objetivo é levantar dados concretos que permitam construir alternativas eficazes para a superação dessa condição. Estamos nos primeiros passos, e as abordagens sociais são essenciais nesse percurso”, afirma.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Katiani Morais, o diagnóstico serve como base para o Plano Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua e orienta as ações da Administração.

“A coleta de informações é essencial para orientar as ações da Administração Municipal e nortear as decisões do Comitê Intersetorial de acompanhamento e monitoramento das Políticas Públicas para a população em situação de rua”, explica.

Com esses dados, é possível identificar necessidades individuais e coletivas, o que permite direcionar recursos, atendimentos e esforços com mais eficiência. Além disso, como parte das medidas estudadas, a Prefeitura avalia a implantação de uma casa de passagem em Videira, o que pode ser um importante incentivo para tirar pessoas das ruas e oferecer acolhimento temporário.

“Ao mesmo tempo, estamos estudando a possibilidade e a necessidade de implantarmos uma casa de passagem em Videira, como forma de incentivar essas pessoas a saírem das ruas”, complementa Katiani.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Plantio de árvores abre oficialmente a 5ª Ação RBVerde

A 5ª edição da Ação RBVerde foi aberta oficialmente...

Fim de semana terá sol e temperaturas amenas em SC

O fim de semana será marcado por tempo firme...

Pequenas atitudes fazem grande diferença na preservação da água

Deixar a torneira aberta ao lavar a louça, prolongar...

Governo sanciona lei que garante renovação automática da CNH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta...

SC registra mais de 10 mil autuações por uso de drogas em espaços públicos em 7 meses

Uma lei estadual de Santa Catarina que prevê multa...

WhatsApp lança figurinhas, efeitos e recursos especiais para a Copa do Mundo

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (4) uma série de...

Bebê de quatro meses morre após complicações causadas por meningite bacteriana em Capinzal

Um bebê de apenas quatro meses morreu após complicações...

Professora é condenada por maus-tratos praticados contra bebês em creche

Uma professora de educação infantil foi condenada por maus-tratos...