Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Anvisa proíbe glitter para decoração de bolos e doces

O alerta veio após influenciador mostrar que alguns glitters “comestíveis” são feitos apenas de plástico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente um alerta importante sobre o uso de plásticos em alimentos. O órgão destacou que materiais como o polipropileno (PP) micronizado não podem ser utilizados na produção de qualquer tipo de alimento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A proibição inclui pó decorativo e glitter que contenha esse tipo de plástico. A nota foi divulgada após o assunto viralizar nas redes sociais, gerando grande repercussão entre consumidores e profissionais de confeitaria.

Publicidade

O influenciador Dario Centurione, da página Almanaque SOS, publicou um vídeo mostrando que alguns glitters vendidos como “comestíveis” são compostos apenas por polipropileno micronizado, ou seja, plástico.

As imagens viralizaram e somaram milhões de visualizações, despertando um intenso debate online sobre a segurança desses produtos. Logo depois, a Anvisa reforçou que o uso desse material em alimentos é proibido.

“Esses materiais são permitidos apenas em objetos decorativos não comestíveis, como, por exemplo, cenários para decoração temática de festas”, afirma a nota da Anvisa. Portanto, qualquer glitter ou pó que contenha plástico deve ser usado apenas para fins decorativos fora do contato direto com alimentos.

Para serem considerados próprios para consumo, os produtos decorativos usados em bolos, doces e confeitaria precisam ser fabricados com ingredientes e aditivos alimentares autorizados pela Anvisa.

A aprovação ocorre somente após avaliação de segurança para consumo humano, garantindo que não ofereçam riscos à saúde.

Corantes, aditivos e outros produtos para alterar cor, sabor ou textura estão permitidos, desde que constem na lista oficial da Anvisa, disponível no portal do órgão, com condições específicas de uso.

O uso de plásticos é permitido somente em embalagens e utensílios, e mesmo assim depende de autorização da Anvisa. O órgão avalia os riscos de migração de substâncias da embalagem para os alimentos, garantindo segurança aos consumidores.

A recomendação da Anvisa é que consumidores e confeiteiros leiam atentamente os rótulos antes da compra.

Produtos comestíveis e não comestíveis podem ser vendidos no mesmo espaço. É importante conferir a lista de ingredientes e a denominação do produto, como “Corante artificial para fins alimentícios” ou “Açúcar para confeitar”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ciclone traz temporais e risco alto de alagamentos em SC

Entre esta segunda-feira (08/12) e a terça-feira (09), a...

ACIC é destaque no Celebra FACISC 2025

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC)...

Coleta de lixo em Caçador terá horários especiais no fim de ano

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Operação flagra 184 mil kg de excesso de peso em rodovias de SC

Operação flagra 184 mil kg de excesso de peso...

5º Sarau de Dança do Ventre é sucesso de público em Caçador

O 5º Sarau da Dança do Ventre, com o...

Mais Lidas da semana

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Vacina contra bronquiolite para bebês e gestantes chega ao SUS em SC

Santa Catarina receberá quase 26 mil doses de vacina...

Outros Tópicos Interessantes