Imagens chocantes mostram Rio Bonito do Iguaçu antes e depois do tornado

Segundo a Defesa Civil estadual, o fenômeno deixou seis mortos e 130 feridos, sendo 30 em estado grave

Um tornado devastador atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira (7), por volta das 17h30. A força do vento destruiu construções, derrubou postes de energia e deixou veículos espalhados sobre os escombros. Moradores ficaram presos e feridos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a Defesa Civil estadual, o fenômeno deixou cinco mortos e cerca de 130 feridos, sendo 30 em estado grave.

Publicidade

“Chove muito forte e cerca de 80% da cidade está no chão. A força da tempestade derrubou postes de luz, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando para casa. Tem bastante veículos sob escombros. Há pelo menos três mortes, sendo dois idosos. Há muito feridos também, e os hospitais estão superlotados”, afirmou o prefeito Sezar Augusto Bovino.

As vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, em mutirão com médicos de diferentes cidades.

“Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros”, completou Bovino.

O prefeito ainda informou que o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato oferecendo apoio.

O governo do Paraná declarou estar “totalmente mobilizado e acompanhando com atenção as chuvas desta sexta-feira e o impacto dela nas cidades do estado”. Ventos acima de 70 km/h foram registrados pelo Simepar e INMET.

“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelao tornado. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, escreveu o governador Ratinho Jr.

O MetSul explicou que o tornado é “um fenômeno de microescala (área muito pequena) e na maioria dos casos de curta duração (minutos)”.

Segundo o órgão, o tornado se formou em condições favoráveis, após instabilidade no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, possivelmente afetando Dionísio Cerqueira (SC) antes de chegar ao Paraná.

A Defesa Civil do Paraná já havia emitido alertas de tempestades severas, com riscos de ventos fortes, granizo e chuvas acima de 50 mm, além de rajadas entre 40 e 60 km/h para sábado e domingo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quanto custavam as coisas em 2002? Veja os preços do ano do penta

O ano de 2002 ficou marcado pela conquista do...

Governo de SC aciona Procuradoria após declaração de Lula sobre catarinenses

O Governo de Santa Catarina decidiu recorrer à Procuradoria-Geral...

Parreira é sedado após piora clínica e passa por cirurgia

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, de...

Copa do Mundo 2026: mata-mata começa neste domingo

A fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026...

Frio intenso perde força na segunda quinzena de julho

O frio intenso que marcou os últimos dias no...
00:03:37

Menino calça tênis pela primeira vez após tratar a síndrome do pé torto congênito

O pequeno Taylor protagonizou um momento emocionante ao calçar...

Trabalhador supera leucemia e recebe homenagem emocionante

Depois de enfrentar cerca de um ano e meio...

Venezuela intensifica buscas após terremoto com milhares de desaparecidos

A Venezuela chegou neste sábado (27) ao terceiro dia...