Um tornado devastador atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira (7), por volta das 17h30. A força do vento destruiu construções, derrubou postes de energia e deixou veículos espalhados sobre os escombros. Moradores ficaram presos e feridos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a Defesa Civil estadual, o fenômeno deixou cinco mortos e cerca de 130 feridos, sendo 30 em estado grave.
“Chove muito forte e cerca de 80% da cidade está no chão. A força da tempestade derrubou postes de luz, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando para casa. Tem bastante veículos sob escombros. Há pelo menos três mortes, sendo dois idosos. Há muito feridos também, e os hospitais estão superlotados”, afirmou o prefeito Sezar Augusto Bovino.
As vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, em mutirão com médicos de diferentes cidades.
Veja também
Catarinenses usarão 13º salário para quitar dívidas, aponta Fecomércio
Cidade do Oeste de SC decreta emergência após ciclone afetar mais de 200 pessoas
“Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros”, completou Bovino.
O prefeito ainda informou que o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato oferecendo apoio.
O governo do Paraná declarou estar “totalmente mobilizado e acompanhando com atenção as chuvas desta sexta-feira e o impacto dela nas cidades do estado”. Ventos acima de 70 km/h foram registrados pelo Simepar e INMET.
“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelao tornado. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, escreveu o governador Ratinho Jr.

O MetSul explicou que o tornado é “um fenômeno de microescala (área muito pequena) e na maioria dos casos de curta duração (minutos)”.
Segundo o órgão, o tornado se formou em condições favoráveis, após instabilidade no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, possivelmente afetando Dionísio Cerqueira (SC) antes de chegar ao Paraná.
A Defesa Civil do Paraná já havia emitido alertas de tempestades severas, com riscos de ventos fortes, granizo e chuvas acima de 50 mm, além de rajadas entre 40 e 60 km/h para sábado e domingo.







