Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Palestra na ACIC debate regularização de imóveis urbanos e rurais

A reunião apresentará ferramentas disponíveis facilitar a regularização de imóveis em situação de informalidade.

A Associação Empresarial de Caçador (Acic) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) promovem dia 25 de novembro o café com palestra intitulado “Novas formas de regularização de imóveis urbanos e rurais”. O encontro será às 8h no auditório da Acic.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Quem ministra a palestra é Renato Martins Silva, do Registro de Imóveis de Caçador e diretor de Regularização Fundiária do Registro de Imóveis do Brasil – Seção Santa Catarina.

Publicidade

A reunião apresentará ferramentas disponíveis à sociedade para adequação jurídica de propriedades, com base na Lei Federal nº 13.465/2017, que criou mecanismos para facilitar a regularização de imóveis em situação de informalidade.

A legislação possibilita que prefeituras desenvolvam processos de regularização e, ao final, emitam títulos de propriedade a moradores desses locais. O mecanismo funciona como uma espécie de anistia, permitindo resolver situações consolidadas que, por sua dimensão e longevidade, não poderiam se enquadrar nas normas tradicionais de parcelamento do solo.

Em Caçador, o programa já alcançou resultados expressivos: mais de mil unidades residenciais foram regularizadas no município.

O evento integra a Caravana da Reurb, programa criado em parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Associação dos Registradores de Imóveis Catarinenses, o CREA e a Federação Catarinense de Municípios. A iniciativa percorre municípios do estado disseminando informações sobre a legislação e sua aplicação.

Imóveis rurais também serão pauta

Além da regularização urbana, o encontro vai abordar as regras para imóveis rurais, previstas na Resolução nº 8/2025 do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A norma flexibiliza a regularização de propriedades de até quatro módulos fiscais — o equivalente a 72 hectares (720 mil m²)— e facilita a emissão de títulos de propriedade.

Outro ponto importante é a melhoria na descrição dos imóveis rurais. Hoje, muitas matrículas registradas não permitem localizar a propriedade com precisão. A resolução busca sanar essa dificuldade, garantindo descrições mais detalhadas e localização correta no mundo físico.

Os dois temas — regularização urbana e rural — serão apresentados durante o encontro na ACIC.

A presença na palestra pode ser confirmada até dia 21 de novembro pelo link https://forms.gle/UrkQ1NkR364rSAZ1A

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Acic

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rede Municipal de Caçador inicia ano letivo com mais de 7 mil alunos

As atividades escolares da Rede Municipal de Ensino de...

Veja os alimentos que mais subiram em 12 meses

O aumento nos preços dos alimentos continua a ser...

Calor passa dos 35°C e temporais isolados marcam a quarta em SC

A quarta-feira (11) será marcada por calor intenso em...

Jararacas são capturadas no pátio de escola em Capinzal

O Corpo de Bombeiros Militar realizou na manhã desta...

Câmara de Iomerê aprova medida para agilizar entrega de medicamentos e exames na UBS

A Câmara de Vereadores de Iomerê aprovou, na segunda-feira...

Mais Lidas da semana

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Vítimas do ônibus que caiu em ribanceira tinham entre 50 e 62 anos

Foram identificadas as quatro vítimas que morreram no grave...

Outros Tópicos Interessantes