A Secretaria de Educação de Videira segue os preparativos para o ano letivo de 2026 com foco na qualidade do ensino. As nove escolas da Rede Municipal já começaram a receber os livros didáticos e pedagógicos que atenderão estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, aproximadamente 24 mil exemplares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) chegarão às escolas, beneficiando cerca de 3.900 alunos da rede.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O PNLD é utilizado por mais de 95% dos municípios de Santa Catarina, incluindo a Rede Estadual.
“Os alunos videirenses terão acesso a materiais de excelência, elaborados e atualizados frequentemente por especialistas e aprovados pelo MEC”, destacam gestores municipais.
Além disso, a iniciativa garante que o município cumpra a Nota Técnica 15/2025 do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que orienta gestores a priorizar o uso do PNLD.
Veja também
Videira registra 11 multas por uso de drogas em espaços públicos nas últimas semanas
Homem perde R$ 3,3 mil em golpe ao tentar comprar motocicleta pelo Facebook
Os professores, que participaram de uma assembleia em setembro para escolher e referendar o material, elogiam os livros do programa.
Eles oferecem recursos práticos, intuitivos e altamente revisados, apoiando o planejamento, as práticas em sala de aula e a avaliação da aprendizagem.
As coleções contemplam diversas disciplinas, incluindo matemática, história, geografia, ciências, língua estrangeira e artes, distribuídas em livros para os estudantes e manuais específicos para professores.

Além disso, a adesão ao programa traz benefícios adicionais: as escolas e Cemeis de Videira terão acesso gratuito a programas do MEC, como livros literários e materiais de apoio para bibliotecas, recursos que não estavam disponíveis desde 2021.
Para os Cemeis, os materiais já começaram a chegar. Cada uma das 20 creches receberá 90 livros de contação de histórias, apoiando o desenvolvimento das crianças.






