Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Nova lei nacional proíbe linguagem neutra na comunicação oficial

A lei determina que documentos oficiais devem seguir as regras tradicionais da língua portuguesa

A nova legislação sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabelece que órgãos da administração pública federal, estadual e municipal ficam impedidos de utilizar linguagem neutra em documentos e comunicações oficiais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A norma integra a Política Nacional de Linguagem Simples, criada para facilitar a compreensão de conteúdos públicos e garantir que o cidadão consiga “encontrar, entender e usar as informações públicas” de maneira rápida e eficaz. A lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (17).

Publicidade

De acordo com o texto, o poder público deve seguir critérios específicos para aprimorar a comunicação, entre eles a exigência de

  • “não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas, ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”.

Assim, o uso de formas como “elu”, “delu” e terminações com “e” em substituição a “o” e “a” passa a ser proibido nas estruturas governamentais.

Padrão oficial precisa seguir normas gramaticais

A linguagem neutra, frequentemente utilizada por pessoas não binárias e agênero, procura representar identidades que não se encaixam exclusivamente no masculino ou no feminino. Apesar disso, o governo alega que o padrão oficial precisa seguir normas gramaticais consolidadas para garantir clareza na comunicação.

Além da proibição, a lei também reforça a adoção de práticas de comunicação simples.

O texto determina que órgãos públicos devem empregar frases curtas, vocabulário comum, ordem direta, evitar estrangeirismos e excluir termos pejorativos.

A orientação inclui ainda a recomendação de priorizar a voz ativa e organizar conteúdos com informações essenciais logo no início.

Outro ponto estabelece que “nos casos em que a comunicação oficial se destinar a comunidades indígenas”, deve existir, sempre que possível, uma versão do texto na língua tradicional dos destinatários.

A discussão sobre linguagem neutra não é nova no cenário político

O tema já havia provocado críticas durante o governo Bolsonaro e voltou ao centro do debate após o uso da variação em cerimônias de posse de ministros em 2023.

Em outro episódio, a inclusão da expressão “des filhes deste solo” na interpretação do Hino Nacional, em ato do então candidato Guilherme Boulos, gerou forte repercussão.

Lula considerou a alteração um exagero, e o próprio Boulos classificou o episódio como um “absurdo”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Torcedor do Brusque faz gesto de avião caindo em jogo contra a Chape

Um episódio lamentável marcou a semifinal do Campeonato Catarinense...

Morre Badeco, ícone do vôlei catarinense

O voleibol catarinense perdeu uma de suas maiores referências....

Terça-feira de carnaval terá temporais e calor acima dos 35°C

A terça-feira (17) de carnaval será marcada por condições...

Rita Martini, voz das rádios de Caçador, é homenageada pelo Dia do Repórter

Nesta segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, o trabalho...

Matos Costa investe R$ 504 mil em saneamento e escolas

A administração municipal de Matos Costa oficializou a assinatura...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Outros Tópicos Interessantes