Uso indevido de agrotóxicos em morangos entra na mira do MPSC

A 5ª Promotoria identificou o fornecedor, que assinou um TAC para vender alimentos rastreáveis e seguros, adotando boas práticas agrícolas

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) assegurou a proteção da saúde e da segurança alimentar em Chapecó. A ação ocorreu após a identificação de morangos comercializados com resíduos de agrotóxicos fora da conformidade legal.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A 5ª Promotoria de Justiça de Chapecó, em parceria com órgãos públicos e entidades, descobriu o fornecedor responsável.

Publicidade

Ele assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC), comprometendo-se a vender apenas alimentos corretamente identificados e rastreáveis.

O fornecedor também deve adotar boas práticas agrícolas para reduzir riscos à saúde de consumidores e trabalhadores, além de proteger o meio ambiente.

Essas medidas foram consideradas suficientes, e o inquérito civil que investigava o caso foi homologado pelo Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina.

O caso começou no início do ano, quando a Vigilância Sanitária de Chapecó coletou morangos de um supermercado. Os exames laboratoriais identificaram resíduos de imidacloprida, tiofanato metílico, ciflutrina e carbendazim, substâncias acima dos limites legais ou proibidas.

“O procedimento foi conduzido com diligência para identificar e corrigir irregularidades na origem, com a devida identificação do produtor, circunstância possível devido aos programas de rastreabilidade implementados pelos fornecedores. É importante lembrar que a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor contra riscos de produtos ou serviços nocivos é um direito básico previsto em lei”, destacou o Promotor Alessandro Rodrigo Argenta.

Após o arquivamento do inquérito, o Conselho Superior do MPSC homologou as medidas em 16 de outubro. O relator, Procurador de Justiça Ary Capella Neto, reconheceu a atuação diligente do MPSC e o cumprimento do TAC pelo produtor.

O Programa Alimento sem Risco (PASR), gerenciado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC, ampliou a análise de vegetais e a fiscalização agrícola em todo o estado. O programa monitora resíduos de agrotóxicos, estimula a rastreabilidade e combate produtos proibidos ou de origem duvidosa.

Entre os produtos analisados estão morango, alface, abacaxi, arroz, banana, batata, brócolis, cebola, cenoura, feijão, laranja, maçã, mamão, mandioca, manga, maracujá, pepino, pêssego, pimentão, repolho, rúcula, tomate, trigo e uva.

O inquérito civil que deu origem à ação é o de número 06.2025.00003249-7, e continua sendo referência para garantir segurança alimentar e proteção à saúde pública em Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quina de São João 2026 será sorteada no domingo com prêmio de R$ 260 milhões

A Quina de São João 2026 será sorteada no...

Acidente no Centro de Caçador deixa feridos

Acidente no Centro de Caçador entre um Gol e...

Videira recebe Selo Nota A do Tesouro Nacional pelo quarto ano consecutivo

O município de Videira foi novamente reconhecido pela qualidade...

Tangará lança Programa de Incentivo à Formação Docente e à Pesquisa

A Secretaria Municipal de Educação de Tangará promoveu nesta...

Bolsa Família atende 947 famílias e reforça rede de proteção social

O Programa Bolsa Família atende atualmente 947 famílias em...

RBV Notícias Videira e Tangará – 26/06/2026 – Edição 1581

https://www.youtube.com/watch?v=AVcatQCT9qw