A Polícia Civil do Paraná prendeu, nesta terça-feira (25), sete integrantes de um grupo criminoso especializado em transporte de drogas com viaturas clonadas. A quadrilha movimentou quase 1,5 tonelada de entorpecentes.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Ao todo, a operação cumpre 13 mandados judiciais, sendo sete de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As ações acontecem em
- Foz do Iguaçu,
- Santa Terezinha de Itaipu e
- São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, e em
- Joinville, em Santa Catarina.
A operação conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e uso de cães farejadores.
Veja também
Seis cidades de SC decretam emergência após chuvas, alagamentos e granizo
Som alto, manobras perigosas, fuga e tentativa de atropelar PM levam motorista à prisão em Videira
Segundo a investigação, os criminosos adulteravam veículos para que parecessem oficiais, com adesivos e símbolos de órgãos públicos. Essa estratégia facilitava o transporte de drogas pelas rodovias sem chamar atenção.
Operação teve inicio em junho
A apuração começou em junho de 2025, após a apreensão de 762 quilos de maconha em viaturas falsamente caracterizadas como sendo da Polícia Científica do Paraná. O motorista desobedeceu ordem de parada da PRF, colidiu o carro e fugiu na BR-277, em Balsa Nova.
“A partir desse fato, identificamos uma estrutura criminosa estável, hierarquizada e com divisão de tarefas, responsável por diversos transportes ilícitos”, afirmou o delegado Victor Loureiro. Ele destacou que esta fase da operação mira especialmente os responsáveis por acompanhar e proteger a carga de Foz do Iguaçu a Curitiba.
Durante a investigação, a polícia encontrou outros quatro episódios de transporte de drogas com a mesma dinâmica.
Em abril, em Guarapuava, foram apreendidos 562 quilos de maconha em veículo com placas falsas e símbolos do Governo Federal. Em maio, a quadrilha utilizou veículo falsamente caracterizado como viatura do Instituto de Criminalística.
Em agosto, a PRF apreendeu 153 quilos de cocaína em caminhonete com logotipos falsos da Receita Federal. Dois paraguaios foram presos. Em novembro, mais de uma tonelada de maconha foi encontrada em Assis Chateaubriand, em caminhonete com símbolos simulados da Itaipu Binacional.
Segundo a Polícia Civil, motoristas, financiadores e responsáveis pela logística participaram de todos os episódios, usando rotas e veículos semelhantes, confirmando a atuação de uma organização criminosa estruturada.







