Preço do ovo cai 38% em Santa Catarina ao longo de 2025

No Brasil, a produção atingiu 2 bilhões de dúzias no primeiro semestre, com parte da oferta retida no mercado interno devido a tarifas internacionais

O preço médio do ovo em Santa Catarina registrou uma queda de 38% ao longo de 2025. A cartela com 30 unidades, que custava R$ 25,99 em janeiro, foi encontrada por R$ 15,99 no final de novembro. Os dados fazem parte de uma pesquisa nacional divulgada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No início do ano, os preços haviam registrado alta, influenciados principalmente pelos custos de produção da proteína, segundo a economista Anemarie Dalchau.

Publicidade

“O preço dos ovos vem sendo pressionado desde o ano passado, porque nós tivemos aumento nos insumos. Só o milho, que é o principal alimento das aves, aumentou mais de 30%. As embalagens aumentaram 100%”, explicou.

Outro fator que impactou os custos nos primeiros meses foi o clima. O calor intenso durante o verão aumentou o estresse das aves, reduzindo a produção, e obrigou os produtores a investir mais em energia para manter o ambiente fresco.

No cenário nacional, a produção de ovos alcançou 2 bilhões de dúzias no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados do IBGE. Parte da produção brasileira ficou destinada ao mercado interno devido ao tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos em agosto, que limitou as exportações.

“De imediato, esse produto fica interno, para o consumo interno. Então temos novamente uma oferta maior do que a demanda”, destacou Dalchau.

Especialistas ainda apontam que a chegada do 13º salário e das festas de fim de ano pode incentivar o consumo de outras proteínas, mantendo os preços do ovo mais baixos até o fim de 2025.

“O preço do ovo menor dá a possibilidade de equilibrar o orçamento em outros produtos que, por exemplo, aumentaram”, acrescentou a economista.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem sai para pescar jundiá e fisga dourado de 19 kg

Uma pescaria que começou com a intenção de capturar...

Iomerê realiza encontro Juntos pela Vida com foco em saúde emocional

Evento aberto à comunidade discute prevenção, autocuidado e bem-estar emocional nesta quarta-feira.

Marketing digital é tema de capacitação do Mei na Prática em Caçador

Nesta quarta-feira (21), a Sala do Empreendedor da Prefeitura...

Corpos carbonizados encontrados em mata de SC podem ser de três irmãos

Polícia Militar investiga o caso após um familiar reconhecer as vítimas em área de mata no Sul de Santa Catarina.

Morador de rua ataca outro homem com faca no centro de Caçador

Na tarde de segunda-feira (19) a Polícia Militar atendeu...

Epagri de Videira pesquisa bioinsumos para tornar produção de vinhos sustentável

Pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Videira buscam alternativas sustentáveis para a viticultura catarinense.

AVJ conquista três medalhas na OLESC 2026 e leva Videira ao pódio

A AVJ conquistou três medalhas na OLESC 2026, com o título de Eduardo Toniazzo.

Rematrículas da rede municipal de ensino já começaram em Caçador

O período de rematrículas dos alunos da rede municipal...