Operação flagra 184 mil kg de excesso de peso em veículos de carga em rodovias de SC com a ação da Polícia Rodovária Federal acorrendo ao longo desta semana nas BRs-282 e 480, no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante os cinco dias de fiscalização, entre 24 e 28 de novembro, em Chapecó, Xanxerê, Maravilha e Campos Novos, foram flagrados 29 veículos irregulares, totalizando 184 mil quilos acima do permitido.
Todos os motoristas só puderam seguir viagem após realizar o transbordo da carga excedente para outros caminhões e carretas.
Veja também
Criança e adolescente morrem afogados no Oeste catarinense
Semana começa com calor, pancadas de chuva e risco de temporais em Santa Catarina

Além disso, durante a operação sete embarcadores ou transportadores não apresentaram qualquer tipo de nota fiscal dos produtos, configurando crime de sonegação fiscal. Um motorista também foi detido após a PRF constatar um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia.
Segundo a corporação, o excesso de peso causa sérios danos ao pavimento asfáltico — patrimônio público custeado por toda a sociedade —, resultando em buracos, rachaduras e desníveis. Também compromete a segurança, já que veículos não são projetados para suportar carga além do limite, sobrecarregando freios e suspensão, o que aumenta o risco de acidentes.





