Os trabalhadores dos Correios em Santa Catarina iniciaram greve nesta quarta-feira (17), em protesto contra a retirada de direitos da categoria.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O movimento ocorre em diversos estados e visa pressionar a estatal a atender reivindicações da categoria.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect/SC), as reivindicações incluem a manutenção integral das cláusulas do Acordo Coletivo.
A entidade defende que não haja redução de direitos, garantindo condições justas para a categoria.
Veja também
Construção civil em Santa Catarina cresce 83,8% e impulsiona empregos e negócios
Justiça interdita Presídio Regional de Videira por superlotação e violações de direitos humanos
Entre os pedidos dos trabalhadores estão reajuste salarial e de benefícios com retroativo imediato, plano de saúde em condições reais de uso, garantia de que nenhuma unidade será fechada e proteção contra demissões.
O sindicato alerta que a empresa apresentou propostas preocupantes, como o fim do Vale Extra, redução do adicional de férias de 70% e plano de saúde sem a ECT como mantenedora.
Outras propostas da estatal incluem não expandir a entrega matutina e implementar o sistema de distritamento sem convocar aprovados em concurso público.
Diante disso, os trabalhadores participaram de assembleia na terça-feira (16) e decidiram pela deflagração da greve.
Nota dos Correios
Em nota, os Correios informaram que todas as agências continuam abertas e que as entregas estão sendo realizadas normalmente em todo o país.
A empresa destacou que dos 36 sindicatos que representam a categoria, 24 não aderiram ao movimento, concentrados em estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Ceará.
Confira a nota na íntegra
“Os Correios informam que todas as suas agências estão abertas e as entregas seguem sendo realizadas em todo o território nacional. Atualmente, cerca de 91% do efetivo da empresa está em atividade. Dos 36 sindicatos que representam os trabalhadores da estatal, 24 não aderiram ao movimento de paralisação. A adesão registrada é parcial e localizada, com concentrações em estados como Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), Paraíba (PB), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Ceará (CE).
Para mitigar eventuais impactos operacionais, a empresa adotou medidas contingenciais que garantem a continuidade dos serviços essenciais à população.
Os Correios reafirmam seu compromisso com o diálogo responsável, a sustentabilidade da empresa e a preservação dos empregos. A estatal permanece empenhada na construção de um consenso com as representações dos trabalhadores, sob a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A empresa segue à disposição dos clientes pelos canais de atendimento: 4003-8210 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-8210 (demais localidades)“.






