Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Avião de publicidade cai no mar no RJ

Nenhum banhista foi atingido no mar, mas piloto da aeronave morreu

Um avião monomotor que realizava propaganda aérea caiu no mar da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no início da tarde deste sábado (27), causando a morte do piloto. A vítima foi identificada como Luiz Ricardo Leite de Amorim, que pilotava uma aeronave modelo Cessna 170.

O acidente ocorreu pouco depois das 12h, entre os postos 3 e 4 da orla, na altura da Rua Santa Clara. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 12h34 e realizou cerca de duas horas e meia de buscas, mobilizando motos aquáticas, embarcações infláveis, mergulhadores e apoio aéreo com helicóptero.

O corpo do piloto foi resgatado no mar. Ninguém mais ficou ferido.

Publicidade

Testemunhas relataram ter ouvido um forte estrondo no momento da queda, seguido pela faixa publicitária que a aeronave rebocava caindo na água. O local estava bastante movimentado, em razão do tempo firme e da proximidade do Réveillon.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Segundo a Prefeitura do Rio, a empresa proprietária da aeronave, Visual Propaganda Aérea, possui alvará para publicidade aérea, mas não tinha licença específica para a campanha realizada neste sábado, e será autuada. O subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião, informou que, de acordo com dados iniciais, o piloto realizava o primeiro voo puxando faixa publicitária. O local do acidente foi sinalizado com boias, enquanto responsáveis tentavam definir a forma de içamento da aeronave.

A investigação das causas da queda ficará a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), que confirmou que a aeronave tinha matrícula PT-AGB. O caso também será apurado pela Polícia Civil, por meio da 12ª Delegacia de Polícia (Copacabana).

Em nota, a FAB destacou que a investigação tem como objetivo identificar fatores contribuintes para a ocorrência, visando à prevenção de novos acidentes, sem atribuição de culpa ou responsabilidade criminal.

Especialistas ouvidos apontam que imagens do acidente indicam possível perda de sustentação da aeronave, conhecida como estol, que pode ter sido causada por falha mecânica, pane no motor ou sobrecarga provocada pela faixa publicitária rebocada. As conclusões, no entanto, dependem do laudo final do Cenipa.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Vítimas do ônibus que caiu em ribanceira tinham entre 50 e 62 anos

Foram identificadas as quatro vítimas que morreram no grave...

Sindicato dos Professores vai à Justiça para liberar banheiros unissex nas escolas de SC

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina...

Homem morre após ser esmagado pela cabine de caminhão no Meio-Oeste

Um grave acidente de trabalho resultou na morte de...

Carreta tomba e interdita SC-350 sentido à BR-153

Uma carreta tombou na SC-350 sentido a BR-153 no...

Outros Tópicos Interessantes