Receita Federal alerta novamente para fake news sobre cobrança do PIX

Órgão do governo nega cobrança ou tributação do PIX e alerta para esta fraude que gera medo e facilita golpes

A Receita Federal voltou a emitir um alerta à população sobre a circulação de fake news envolvendo supostas cobranças ou tributação do PIX. Segundo o órgão, são falsas as informações divulgadas nas redes sociais que falam em “monitoramento do PIX para cobrar impostos”.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Receita, não existe tributação do PIX e não há imposto sobre movimentações financeiras. A própria Constituição Federal não permite esse tipo de cobrança, o que torna as informações compartilhadas completamente infundadas.

Publicidade

O esclarecimento foi divulgado pela assessoria de comunicação da Receita Federal, em Brasília. Conforme o comunicado, o conteúdo enganoso que voltou a circular tem como objetivo confundir a população, gerar medo e desconfiança no sistema financeiro e, em alguns casos, favorecer interesses do crime organizado.

A Receita reforça que a Instrução Normativa nº 2.278/2025 não cria qualquer tipo de cobrança sobre o PIX. A norma apenas estende às fintechs regras de transparência que já eram aplicadas aos bancos, sem detalhar ou identificar transações individuais. A medida tem como foco o combate à lavagem de dinheiro e à ocultação de patrimônio, evitando o uso dessas plataformas para fraudes e crimes financeiros.

Outro ponto destacado é que a disseminação dessas fake news facilita a aplicação de golpes, principalmente por meio de mensagens falsas enviadas por redes sociais, telefonemas e aplicativos como o WhatsApp, usados para coagir ou enganar vítimas.

Além disso, a Receita alerta que muitas pessoas lucram com a propagação dessas mentiras, por meio da repercussão e monetização do tema nas redes sociais.

Por fim, o órgão reforça informações oficiais sobre o Imposto de Renda: a partir de janeiro deste ano, quem ganha até R$ 5 mil está isento, enquanto rendimentos de até R$ 7.350 contam com desconto, conforme as regras vigentes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Atual FM

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia prende homem investigado por tortura contra o filho em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

FIESC anuncia complexo educacional e de tecnologia para Caçador

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) anunciou...

Reitor da PUC-PR morre após acidente durante visita aos EUA

O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR),...

CDL Caçador lança Câmara Setorial da Moda

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador lançou,...

Jonathan, tartaruga de 194 anos, tem segredo revelado pela ciência

Jonathan, considerado o animal terrestre mais velho do mundo,...

SENAI de Caçador celebra 50 anos de trajetória

O SENAI de Caçador celebrou nesta sexta-feira (16), os...

Homem é preso por tentar estuprar a avó de 90 anos

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tentar...

PT tem votação menor em Matos Costa após 20 anos

Matos Costa registrou uma mudança no comportamento eleitoral na...