Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Sala de Situação da Dengue define estratégias para contenção da doença em Videira

"Estamos atentos à situação e acompanhando com preocupação os dados, pois o número de focos encontrados é elevado e exige atenção"

A Sala de Situação da Dengue de Videira atua como um grupo de monitoramento e coordenação das medidas de prevenção e controle da doença, envolvendo diversos setores da administração municipal e entidades parceiras. A primeira reunião do ano aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16 de janeiro, e apresentou dados preocupantes sobre o início de 2026.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante o encontro, foram divulgados números que chamam atenção: das 150 armadilhas distribuídas pelo município, 76 registraram resultado positivo, ou seja, mais da metade das amostras indicaram presença do mosquito.

Publicidade

Além disso, durante as visitas domiciliares, foram identificados 46 focos do Aedes aegypti, vetor da dengue.

“Estamos atentos à situação e acompanhando com preocupação os dados, pois o número de focos encontrados é elevado e exige atenção para evitar um cenário mais grave nos próximos meses” — alertou a bióloga e coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Luciéli Zago.

Diante desse cenário, a equipe definiu estratégias prioritárias para 2026.

Entre elas, segue a ação Bota Fora, que promove o recolhimento de pneus e entulhos.

Também estão previstas atividades educativas nas escolas, alem de reuniões com diferentes setores da economia, onde o primeiro encontro já ocorreu com representantes de lavações e o próximo será com imobiliárias.

Além disso, a Prefeitura dará continuidade às ações de vistoria, averiguação de denúncias, aplicação de inseticida e monitoramento das armadilhas.

A secretária municipal de Saúde, Maribel Gaio, reforçou a importância da participação da comunidade.

“Para que as ações tenham resultado, é fundamental a colaboração da comunidade, evitando água parada, mantendo terrenos baldios e jardins limpos e higienizando ralos de casas e garagens. Somente assim será possível evitar a proliferação do Aedes aegypti e a transmissão da dengue” destacou.

A reunião contou com representantes das secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, Comunicação, Assistência Social e Trabalho, além da Defesa Civil, Visan e Aciav, reforçando a integração entre órgãos públicos e parceiros na luta contra a dengue em Videira.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem condenado por roubo no Maranhão é preso em Monte Carlo

Na manhã desta terça-feira, 3 de março, a Polícia...

Hospital Maice emite nota sobre a Operação do GAECO

Na manhã desta terça-feira (3), o Grupo de Atuação...

Venda de remédios em supermercados é aprovada; saiba como funciona

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (2), o...

Caçador mobiliza 45 entidades em simulado de desastres

O município de Caçador marcou presença, no domingo (1º...

Mais Lidas da semana

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Ex-dirigentes do INSS fecham delação e citam Lulinha

Ex-dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) formalizaram...

Corpo é encontrado em avançado estado de decomposição no Rio do Peixe

Na manhã desta sexta-feira (27), o corpo de um...

Batida contra trator deixa mulher ferida; quatro crianças estavam no carro

Uma batida chamou atenção na noite desta quarta-feira, em...

Redução da jornada coloca 41 mil empregos em risco em SC, segundo a FIESC

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) alerta...

Outros Tópicos Interessantes