O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) segue em crescimento nos municípios atendidos pela Regional Centro Norte do Sebrae/SC. Dados atualizados mostram que, entre 2024 e 2025, o total de novos MEIs passou de 4.689 para 5.328, o que representa um crescimento de aproximadamente 13,6% no período.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em números absolutos, os municípios de maior porte populacional concentram os maiores volumes de MEIs ativos. Caçador lidera com 4.423 MEIs formalizados, seguido por Canoinhas (3.552), Videira (3.366) e Porto União (2.239). Juntos, esses quatro municípios concentram cerca de 68% do total de MEIs da regional.

Quando a análise considera a proporção de MEIs em relação à população, o protagonismo aparece também em municípios de menor porte. Arroio Trinta apresenta 8,71% da população formalizada como MEI, seguido por Salto Veloso (7,30%), Monte Castelo (6,50%) e Canoinhas (6,46%). Em algumas dessas localidades, praticamente um em cada doze moradores atua como microempreendedor individual.
Veja também
Inscrições Prouni 2026 começam nesta segunda-feira
Nubank vai falir ou fechar? Entenda boato que circula nas redes sociais
A gerente regional Centro Norte do Sebrae/SC, Aglaes Beatriz Meirelles da Silva, destaca que esse avanço está diretamente ligado ao trabalho de orientação e proximidade realizado nos municípios. “As Salas do Empreendedor existentes hoje em 13 municípios da nossa regional têm um papel fundamental nesse crescimento. Elas são a porta de entrada para quem quer empreender, oferecendo informação, orientação e apoio desde a formalização até a gestão do negócio”.

O crescimento também se reflete na comparação municipal entre 2024 e 2025. Caçador registrou aumento de 16,9% no número de novos MEIs, Videira cresceu 14,3% e Canoinhas, 16,6%, indicadores que reforçam um ambiente favorável à formalização e ao empreendedorismo.
Para Aglaes, esse cenário é resultado de um conjunto de ações estruturadas. “A Regional Centro Norte atua de forma contínua em projetos voltados aos MEIs, com capacitações, programas de qualificação, atendimento individualizado e iniciativas como MEI UP, Lucra Mais e ações de educação empreendedora. Nosso objetivo é que o MEI não apenas se formalize, mas tenha condições reais de crescer e se consolidar”.
Ainda no panorama geral, a Regional Centro Norte soma 19.919 MEIs formalizados frente a uma população de 346.676 habitantes, o que representa cerca de 5,7% da população atuando como microempreendedora individual.





