O Movimento Janeiro Branco, criado para conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, vem apresentando resultados significativos no Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Videira.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Administração e Saúde, oferece atendimento exclusivo aos servidores municipais, com foco no cuidado e prevenção de transtornos mentais.
Implantado no segundo semestre do ano passado, o programa já alcançou 1.522 servidores, o que representa cerca de 69% do total de 2.200 servidores ativos do município.
Do total de servidores alcançados, aproximadamente 230 demonstraram interesse em participar do programa, e 144 iniciaram efetivamente o acompanhamento, seja por meio de avaliação psiquiátrica ou participação em psicoterapia em grupos terapêuticos.
Veja também
População de Videira pode ajudar hospitais Salvatorianos com doações via conta de água da VISAN
Volta às Aulas Solidária transforma materiais escolares em oportunidades
“O Programa tem sido muito importante para mim. A forma dinâmica e reflexiva está me auxiliando a identificar gatilhos e reconhecer o que cada resposta física e mental gera nos momentos de crises e dificuldades. A forma de lidar e ter empatia com a dificuldade do outro também é debatida e isso é gera mais acolhimento!”, relata uma das servidoras atendidas.
Valorização do servidor e atendimento especializado
O secretário de Administração, Dionísio Robaskewicz Neto, destaca que a iniciativa integra o Programa de Valorização do Servidor Público, criado para reduzir afastamentos relacionados a problemas mentais, como depressão, ansiedade e Síndrome do Esgotamento Profissional.

Dados do Departamento de Gestão de Pessoas indicam que, atualmente, 165 servidores estão afastados por questões de saúde, sendo 60 por diagnósticos mentais.
A secretária de Saúde, Maribel Gaio, explica que a ideia surgiu do programa interno “Cuidar de quem cuida”, que trouxe excelentes resultados para equipes de saúde e, por isso, foi expandido para todos os servidores municipais.
O atendimento é realizado por psicólogos do Sesi, com apoio de um comitê especializado, garantindo sigilo total para preservar a privacidade de cada servidor.
A iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à saúde mental, promovendo acolhimento, prevenção e qualidade de vida no ambiente de trabalho.




