Entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2026, o município de Tangará, no Alto Vale do Rio do Peixe, será palco de um dos principais eventos do agronegócio em Santa Catarina: o 22º Plantão Técnico da COTAN. A edição de 2026 promete movimentar a região ao reunir tecnologia, inovação e conhecimento técnico, atraindo produtores rurais, profissionais do setor e visitantes de diversas regiões do estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com o coordenador do evento, Bruno Berté, a expectativa para esta edição é bastante positiva, tanto em público quanto em conteúdo técnico. “O nosso evento é um dos primeiros do calendário do agronegócio em Santa Catarina e tem como foco apresentar as tecnologias e inovações do setor para quem visita o plantão técnico”, destacou.
O Plantão Técnico da Cootan se consolida como uma vitrine das principais novidades do setor agrícola, acompanhando a rápida evolução tecnológica do agronegócio brasileiro. Segundo Berté, o produtor que visitar o evento terá contato direto com o que há de mais moderno no mercado.
“O agronegócio é muito dinâmico. De uma safra para outra, surgem novas tecnologias, novos produtos e novas moléculas que facilitam o trabalho no campo, reduzem custos e aumentam a lucratividade”
Ainda conforme o organizador, quem participar do evento poderá conhecer em primeira mão lançamentos apresentados em nível nacional. “Tudo o que está sendo lançado no agronegócio hoje poderá ser conferido de perto durante o Plantão Técnico”, afirmou.
A organização estima que cerca de 5 mil pessoas passem pelo espaço do evento ao longo dos três dias, fortalecendo Tangará como referência regional em eventos voltados ao agronegócio. O Plantão Técnico também contribui para o desenvolvimento econômico local, movimentando comércio, hospedagem e serviços.
Programação técnica com palestras e foco no público feminino
Além da exposição de tecnologias, o 22º Plantão Técnico da Cootan contará com uma programação técnica diversificada, com palestras voltadas ao manejo agrícola, fertilidade do solo, tributação e uso de bioinsumos.
Na terça-feira (3), o engenheiro agrônomo Diane Simon, da Pioneer, abre a programação com uma palestra sobre manejo, fertilidade do solo e distribuição de plantas. Já na quarta-feira (4), o destaque será o Dia da Mulher no Agronegócio, com uma programação especial coordenada por Arian Rui Berté, das 9h30 às 11h, voltada exclusivamente ao público feminino.
Ainda na quarta-feira, no período da tarde, Justine Arruda aborda um tema de grande relevância para o setor: a tributação no agronegócio. O encerramento do evento ocorre na quinta-feira (5), com a palestra de Eric Duarte, que tratará sobre a utilização de bioinsumos no manejo e controle agrícola.
Para a edição de 2026, a organização realizou investimentos e ampliações na estrutura do evento, especialmente no espaço destinado às palestras. “As palestras acontecerão em um espaço anexo à praça de alimentação, totalmente climatizado, confortável e bem organizado”, explicou Berté.



