A Rede Municipal de Ensino de Caçador iniciou nesta segunda-feira (2), uma semana especial de preparação, planejamento e capacitação para os profissionais da educação. O encontro acontece no auditório do Teatro da Uniarp e marca a retomada das atividades dos professores após o período de recesso escolar.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O secretário municipal de Educação, Manoel Paiva, destacou a importância do momento, que reúne toda a rede para acolhimento e formação continuada. Segundo ele, além do reencontro após as férias, o período foi marcado por trabalhos de manutenção e organização das estruturas escolares.
“A gente se encontra novamente depois do recesso, enquanto as escolas estavam trabalhando suas estruturas. Hoje é o início desse encontro de formação continuada. Pela manhã, tivemos a palestra do Rafinha Acústico, psicólogo e compositor, trazendo alegria, motivação e uma palavra de esperança para os nossos professores. A gente precisa dessa esperança o tempo todo”, afirmou o secretário.
Veja também
Cartão Educação em Caçador deve iniciar em fevereiro
Taquara Verde terá nova creche para atender até 100 crianças

Ainda conforme Paiva, no período da tarde, as atividades seguem com formações específicas, incluindo capacitação sobre educação integral, além de encontros nas unidades escolares que se estendem até sexta-feira. O formato prevê um momento coletivo no início da semana e, posteriormente, formações segmentadas.
“O foco é olhar o todo, mas também as particularidades. Hoje é o dia do todo, todo mundo junto, tomando café, conversando. A partir da tarde, teremos formações por segmentos: educação infantil, anos iniciais, anos finais e professores de área. Isso é fundamental para responder às demandas da nossa comunidade e dos nossos professores”, explicou.
Ao todo, cerca de 730 profissionais participam da programação, incluindo educadores desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) até os anos finais do ensino fundamental. Profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) também foram convidados, reforçando a integração entre as instituições.

“A escola representa uma comunidade, um bairro, um jeito de viver. Essa troca entre os profissionais é muito importante. Depois que o ano letivo começa, muitas vezes eles não se encontram mais. Esse momento de proximidade, conversa e troca fortalece a nossa rede”, ressaltou o secretário.
Durante a entrevista, Manuel Paiva também destacou avanços recentes da educação municipal, como o aumento de aproximadamente 500 novas vagas na educação integral em 2025 e a conquista de cerca de R$ 6 milhões por meio VAAR (Valor Aluno Ano Resultados), recurso obtido após o cumprimento das condicionalidades exigidas pelo Governo Federal.
“Temos desafios, mas também avanços importantes, como o IDEB, o ICMS Educação, melhorias nas estruturas e a ampliação das matrículas no ensino integral. Tudo isso é fruto de muito trabalho técnico, formação continuada e olhar humano para a nossa realidade”, concluiu.
A semana foi preparada com atenção especial aos educadores, com o objetivo de fortalecer o ensino e a aprendizagem e contribuir para que 2026 seja um ano positivo para a educação no município de Caçador.




