Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Agentes Locais de Inovação Rural se reúnem em Tangará

Encontro promovido pelo Sebrae/SC tem por objetivo falar principalmente sobre gestão financeira e custos de produção

O sucesso no campo exige cada vez mais planejamento e ponta do lápis. Foi com esse foco que o Sebrae/SC, através do programa ALI Rural (Agentes Locais de Inovação), reuniu produtores da região Meio Oeste na noite desta quinta-feira (29), no interior de Tangará.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Encontro Coletivo, referente ao Ciclo 4 do programa, ocorreu no Sítio São Pedro, na Linha Sagrado Coração de Jesus (Bracatinga). A ação no município é coordenada pela gestora do programa na regional do Sebrae/SC, Lizandra Medeiros, e acompanhada em campo pela Agente Local de Inovação, Emanuele Caregnato.

Publicidade

O tema central da capacitação foi “Custo de produção e Organização financeira para melhor tomada de decisão”, conduzido pelas consultoras Geiza Sarturi e Paloma Gubert, da Vertraut Consultoria.

A voz de quem produz

Para quem vive da terra, o aprendizado foi imediato. O produtor rural Pedro Longo, que participou da capacitação, destacou a importância de dominar os números da propriedade.

“Esse encontro teve muita valia. É onde a gente aprende a fazer o controle financeiro, tanto pessoal quanto da família e da propriedade. As palestrantes explicaram muito bem, agora o que falta é a gente colocar em prática. Vejo que esses encontros deveriam acontecer mais vezes, pois ajudam a gente a aprender como preencher corretamente as entradas e saídas e a manter o fluxo organizado”, avalia o produtor.

Inovação e Competitividade

O encontro reforçou a premissa de que a agricultura moderna necessita de gestão empresarial. Para a Gerente Regional do Sebrae/SC no Meio-Oeste, Gelsi Daros, a iniciativa cumpre o papel de levar conhecimento prático para dentro da porteira.

“O Encontro Coletivo do ALI Rural reforça o compromisso do Sebrae Meio-Oeste com a inovação no campo. Reunir produtores rurais para troca de experiências, acesso a conhecimento prático e construção coletiva de soluções é fundamental para aumentar a competitividade dos pequenos negócios rurais”, destaca Gelsi.

Engajamento local surpreende

A parceria com o poder público municipal foi fundamental para o sucesso da ação. A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tangará, Patrícia Bonatto Machado, avalia que o primeiro encontro coletivo surpreendeu pela ampla participação.

Segundo a secretária, isso demonstra que os agricultores estão em busca de aprimorar seus negócios, acessar novos mercados e regularizar suas atividades, o que gera benefícios tanto para o produtor quanto para o desenvolvimento econômico do município.

Novas vagas e Lista de Espera

O interesse dos produtores de Tangará pela metodologia do Sebrae foi tão expressivo que já há demanda para novos ciclos. A Secretária Patrícia informou que existe uma lista de espera para a próxima edição do ALI Rural, com seis agricultores já interessados.

Quem desejar participar das futuras turmas ou saber mais sobre o programa pode entrar em contato diretamente com o Sebrae Joaçaba pelo telefone (49) 3527-6200.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Sebrae/SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em Taquara Verde

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta terça-feira...

Quarta-feira tem chuva intensa e risco alto de alagamentos em SC

A quarta-feira (04) será marcada por tempo instável em...

Homem vira réu por tentar matar ex-companheira diante da filha em Videira

Um venezuelano de 34 anos foi denunciado pelo Ministério...

Protetor de animais que congelava cães no freezer vira réu em SC

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) aceitou a...

Mais Lidas da semana

Polícia Civil prende investigado por tráfico e lavagem em Caçador

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil de...

Canil dos Bombeiros Voluntários de Caçador se despede da cadela Luna

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Caçador vive um...

Veículos de Concórdia e Salto Veloso se envolvem em grave acidente

Um grave acidente de trânsito envolvendo dois veículos de...

Jovens de Lebon Régis são presas tentando entrar com drogas em Presídio

Duas jovens mulheres, ambas com 19 anos e naturais...

Cobalchini anuncia equipamento de ressonância magnética para Caçador

Em entrevista à Rádio Caçanjurê, na manhã desta sexta-feira...

Outros Tópicos Interessantes