Quando cada segundo conta, seja em desabamentos ou buscas na Mata Atlântica, os cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mostram que faro e treinamento podem salvar vidas. Cães de Santa Catarina são os mais certificados do Brasil em busca e resgate, comprovando que o estado é referência nacional em eficiência, preparo e especialização na localização de vítimas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Binômios campeões: Moana, Bono, Nick e Luna
No topo do ranking do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC), da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), estão quatro cães do CBMSC.
Moana, líder da equipe, atingiu o Nível 11, a certificação mais alta do país, atuando com excelência em quatro modalidades diferentes.
Logo atrás vêm:
- Bono (Nível 10),
- Nick (Nível 8) e
- Luna (Nível 7).
Ao todo, Santa Catarina possui 10 cães que somam 54 certificações, treinados para localizar vítimas vivas ou restos mortais em áreas urbanas, deslizamentos e matas densas, sempre em perfeita sintonia com seus condutores, formando os chamados binômios.

Especialistas em cenários urbanos e rurais
O diferencial dos cães catarinenses está na versatilidade. O treinamento divide-se em duas frentes principais:
- Urbano, voltado para escombros e deslizamentos, comuns em chuvas intensas, e
- Rural, focado na busca em áreas de mata densa.
Cada cão se especializa em localizar vítimas vivas, por meio do “venteio”, ou restos mortais (RM), ajudando famílias a obterem encerramento em tragédias.
“Essa catalogação da Ligabom funciona como um termômetro de excelência; um ranking criado para quantificar o desempenho e estimular os binômios a buscarem a especialização máxima. Em Santa Catarina, adotamos uma regra rigorosa: nossos cães só atuam em ocorrências reais após estarem devidamente certificados. Esse critério é o que nos diferencia”, destacou o major Alan Delei Cielusinsky, presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães de SC.
O estado também se destaca por especialidades únicas, como o cão Fogo, treinado para rastrear odores específicos, ignorando distrações.




