Campanha da Fraternidade 2026 destaca moradia como direito essencial

No Brasil, mais de 6 milhões de famílias não têm casa adequada e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua, segundo a CNBB

Com o tema “Fraternidade e Moradia – Ele veio morar entre nós”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia, nesta quarta-feira (18), a Campanha da Fraternidade 2026, convidando a Igreja e a sociedade a refletirem sobre a moradia como direito essencial e condição para a dignidade humana.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A abertura oficial acontece na sede da CNBB, em Brasília (DF), às 10h, Quarta-feira de Cinzas, marcando o início das atividades da campanha em todo o país.

Publicidade

Mobilização nacional e compromisso social

Segundo a CNBB, a campanha tem o objetivo de iluminar, à luz do Evangelho, a situação de milhões de brasileiros sem acesso a moradia adequada.

No Brasil, mais de 6,2 milhões de famílias vivem sem casas dignas e cerca de 328 mil pessoas estão em situação de rua.

“A casa é a porta de entrada para todos os demais direitos; sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade”, afirma a entidade.

O lançamento oficial reúne representantes de pastorais sociais, movimentos populares, organismos e parceiros da Igreja, apresentando os objetivos e as propostas pastorais para 2026.

O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, e o secretário-executivo de Campanhas, padre Jean Poul Hansen, participam do evento, que inclui apresentação do tema, do lema e a divulgação de materiais educativos e vídeos para incentivar a participação das comunidades durante a Quaresma.

Exemplos de ação concreta

Durante a cerimônia, será compartilhada a experiência da comunidade católica de Trindade, em Salvador (BA), que conseguiu promover moradia digna para pessoas em situação de rua.

O trabalho do irmão Henrique Peregrino demonstra como a Igreja atua na prática para garantir que brasileiros tenham acesso à habitação adequada, reforçando a ligação entre fé e compromisso social.

Reflexão e convite à conversão

Inspirada na Encarnação de Cristo – “Ele veio morar entre nós” –, a Campanha da Fraternidade 2026 propõe uma conversão pessoal e social, chamando a atenção para a urgência de políticas públicas e da solidariedade da comunidade.

A programação continua no próximo fim de semana, com eventos no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, oferecendo momentos de oração, reflexão e mobilização pela causa da moradia.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil/CNBB

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Suspeitos de assalto a lotérica em Salto Veloso são presos

Dois homens suspeitos de participar do assalto a uma...

Regulamento 4º Concurso da Cuca | Rádio Videira

Artigo 1º. A Rádio Videira, emissora integrante do grupo RBV...

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 50 milhões nesta quinta-feira

A Mega-Sena voltou a acumular no concurso 3.046 após...

Seminário da Fiesc destaca estratégias para aumentar a competitividade da indústria

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina...

Colégio Unoesc recebe troféu de campeã geral da categoria infantil da Olivide

O Colégio Unoesc de Videira recebeu, na terça-feira, dia...

Confira o ranking dos Emojis mais usados em 2025

O emoji 😭, conhecido como rosto chorando intensamente, foi...