Ação Bota Fora acontece neste sábado no bairro De Carli, em Videira

O bairro foi o primeiro escolhido em 2026 devido ao alto número de focos da dengue e casos suspeitos

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira realiza neste sábado (21), a partir das 7h30 da manhã, mais uma edição da Ação Bota Fora, iniciativa que tem como principal objetivo eliminar focos do mosquito da dengue no município.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O primeiro bairro contemplado em 2026 será o De Carli, escolhido após a identificação de grande quantidade de focos do mosquito e também de pacientes com suspeita da doença — embora, até o momento, nenhum caso tenha sido confirmado.

Publicidade

Combate à dengue exige atenção da comunidade

De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 90% dos focos encontrados estão relacionados ao descarte irregular de lixo.

Objetos como garrafas, potes, sacolas, lonas e recipientes deixados nos quintais acumulam água e se transformam em criadouros do mosquito. Além disso, o período de verão e as recentes chuvas favorecem a proliferação.

Os ovos do mosquito podem permanecer no ambiente por até um ano e meio, aguardando condições ideais de temperatura e água para eclodir. Quando chove e logo em seguida faz calor, o cenário se torna perfeito para o aumento da população de mosquitos adultos.

Por isso, a ação busca reduzir esse impacto antes que haja transmissão local da doença e possível epidemia.

SC registra mais de 134 mil casos de dengue até dezembro de 2025
Foto: Ascom Prefeitura

Parceria e resultados já alcançados

A ação ocorre em parceria com o setor de Desenvolvimento Urbano (SDU), que já possui cronograma de recolhimento de entulhos.

A proposta é realizar a iniciativa mensalmente, contemplando um bairro por vez, conforme a necessidade identificada pelo número de focos e pacientes suspeitos.

Somente no ano passado, duas ações recolheram quase 8 mil quilos de entulhos e aproximadamente 800 pneus, que são considerados depósitos preferenciais para a reprodução do mosquito.

A retirada desses materiais reduz significativamente o risco de transmissão da dengue.

Videira intensifica ações para combater descarte irregular de móveis, galhos e grandes resíduos
Foto: Divulgação

O que será recolhido no Bota Fora?

Serão recolhidos móveis em geral,

  • sofás,
  • camas,
  • eletrodomésticos,
  • eletroportáteis e
  • pneus.

No entanto, não serão coletados lixo orgânico, materiais de construção e madeiras. A orientação é que os moradores coloquem os itens na calçada a partir de quinta-feira, evitando misturar resíduos não permitidos.

A Secretaria reforça que a participação da população é fundamental para o sucesso da ação.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Fabiano Trindade

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rompimento de cabos deixa parte do Centro de Caçador sem energia

Parte da região central de Caçador ficou sem energia...

Argentina consegue virada faraônica contra o Egito e avança às quartas da Copa do Mundo

A Argentina protagonizou uma das maiores reações da Copa...

Comarca de Tangará reforça time para levar cultura de paz às escolas

A comarca de Tangará amplia o uso da Justiça...

Tangará discute orçamento de 2027 em audiência pública

A Prefeitura de Tangará promoveu, na segunda-feira (6), uma...

Festa da Fogueira e Festival Caçanjurê estão confirmados neste sábado

A tradicional Festa da Fogueira e o 14º Festival...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 111/2026 Chamada Pública n. 35/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Ibiam recebe a abertura oficial da Copa AMPLASC 2026

A cidade de Ibiam será sede da abertura oficial...