Aposentados e pensionistas podem receber 13º mais cedo este ano

O pagamento deve seguir o cronograma do INSS, entre o fim de um mês e o início do próximo, conforme o número final do benefício

O governo federal estuda a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2026, com previsão de liberação das parcelas nos meses de abril e maio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida, que ainda depende da conclusão de uma nota técnica pelo Ministério da Previdência, tem potencial para injetar R$ 78 bilhões na economia e beneficiar cerca de 35 milhões de segurados.

Publicidade

Para que o calendário seja oficialmente confirmado, será necessária a publicação de um decreto presidencial até o início de abril.

Quem tem direito ao abono anual

O 13º salário do INSS é destinado aos segurados e dependentes da Previdência Social que receberam durante o ano os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

Vale ressaltar que idosos e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao 13º.

Como funcionará o calendário de pagamento

Tradicionalmente, o 13º é pago em duas parcelas, sendo a primeira em agosto e a segunda em novembro.

Nos últimos anos, porém, o governo tem adotado a prática de antecipar essas parcelas, sem impactar as contas públicas, já que a mudança altera apenas o fluxo de pagamento dentro do mesmo exercício financeiro.

O pagamento segue o cronograma do INSS, que geralmente ocorre entre os últimos dias de cada mês e início do mês seguinte, respeitando o número final do benefício de cada segurado.

Com a antecipação, aposentados e pensionistas poderão receber as parcelas mais cedo, oferecendo mais fôlego financeiro para famílias e impacto positivo no comércio e na economia local.

A medida é considerada estratégica para injetar recursos de forma rápida na economia, estimulando o consumo e garantindo maior segurança financeira aos beneficiários do INSS.

Especialistas destacam que a antecipação do 13º é um importante instrumento de política econômica e social, especialmente em momentos de necessidade de estímulo ao mercado interno.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sinais de que seu carro pode precisar de atenção

Perceber pequenos sinais no dia a dia pode evitar...

Quarta-feira terá frio e tempo firme em Santa Catarina

Uma massa de ar frio mantém o tempo firme...

Palestra em Rio das Antas debate a violência contra mulheres

Mais de 100 mulheres participaram da palestra Vozes que...

Coelho é encontrado com vida após ser “descartado” em lixeira em Joaçaba

Um coelho pequeno foi encontrado vivo dentro de uma...

Videira conquista 14 medalhas na Liga Meio-Oeste Catarinense de Tênis de Mesa

A equipe de Videira conquistou 14 medalhas, sendo quatro...

Projeto traz palhaçaria e educação ambiental ao Meio-Oeste e Planalto Norte

Uma combinação de arte, humor, educação ambiental e sustentabilidade...

Falsa comunicação de roubo de veículo mobiliza policiais em Rio das Antas

Uma falsa comunicação de roubo de veículo mobilizou policiais...