Erika Hilton assume como primeira presidente trans da Comissão da Mulher

Eleita nesta quarta-feira (11) com 11 votos no segundo turno, Hilton assume com foco em pluralidade

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) alcançou um marco histórico ao ser eleita, nesta quarta-feira (11), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados. Com 11 votos no segundo turno, Hilton se torna a primeira congressista trans a comandar o colegiado, reforçando a representatividade e a diversidade no Congresso Nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A eleição não foi simples. No primeiro turno, a deputada recebeu apenas 10 votos, enquanto 12 parlamentares votaram em branco, impedindo a maioria absoluta necessária para a vitória.

Publicidade

Por isso, a votação foi para o segundo turno, que exige apenas maioria simples, onde Erika Hilton consolidou sua vitória.

Apesar da resistência de parte da oposição, a parlamentar garantiu o comando da comissão, e a primeira vice-presidência ficará com a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

Gestão focada na pluralidade e combate à violência

Em seu discurso de posse, Hilton destacou que sua gestão será voltada para representar a pluralidade das mulheres brasileiras e enfrentar a violência de gênero.

“Conseguimos extrapolar a barreira do ódio, do preconceito, da discriminação e da negação da própria identidade. Ao sentarmos nesta cadeira, não faremos uma gestão sem nos preocupar com a pluralidade da Câmara e com aquilo que é fundamental para enfrentar a violência patriarcal e misógina que acomete meninas e mulheres”, afirmou a deputada.

Santa Catarina pode ganhar 4 novas vagas na Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação

A nova presidente da comissão também enfatizou que pretende impedir retrocessos e priorizar projetos que ampliem os direitos das mulheres, considerando diferentes realidades, como as de mulheres indígenas, negras, com deficiência e LGBTQ+.

Entre as prioridades da gestão estão saúde, condições de trabalho e combate ao feminicídio, buscando garantir políticas públicas inclusivas e eficazes.

Críticas e resistência

A eleição gerou críticas de opositores, incluindo a deputada Chris Tonietto (PL-RJ), que questionou a necessidade do segundo turno, e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que afirmou que a presidência de uma mulher trans poderia ameaçar espaços historicamente conquistados por mulheres cisgênero.

Mesmo assim, Erika Hilton assume o posto com apoio crescente de parlamentares comprometidos com direitos humanos e diversidade.

Erika Hilton sucede Célia Xakriabá (Psol-MG) na presidência, continuando o trabalho da comissão e reforçando a importância da representatividade trans no legislativo brasileiro.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais/Folha de S. Paulo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CPI dos Medicamentos de Capinzal avança investigações após quase cinco horas de depoimentos

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos de...

Carnes catarinenses chegam a mais de 150 países e registram resultado histórico

Santa Catarina alcançou um marco histórico no comércio internacional...

Vereadores mirins visitam a Prefeitura de Videira e conhecem a gestão municipal

A Prefeitura de Videira recebeu, na quarta-feira (10), a...

Três suspeitos são presos em investigação sobre corpo carbonizado em Joaçaba

Três suspeitos de participação no assassinato de Gean Kaike...

Quinta-feira terá chuva e temporais em todas as regiões de SC

A quinta-feira (11) será marcada por tempo instável em...

Conheça as 10 melhores cidades do Brasil para se investir

Escolher uma cidade para investir vai muito além de...

Cuidados básicos com coelhos dentro de casa

Conviver com coelhos em ambiente doméstico pode ser uma...

Seara Gourmet apresenta uma nova proposta de experiência no churrasco em nova campanha

A Seara Gourmet, uma das principais referências do país...