Lei do “Cão Orelha” entra em ação após espancamento de capivara no RJ

O caso aconteceu na madrugada de sábado, quando o grupo cercou o animal e o agrediu com barras de ferro e pedaços de madeira

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aplicou, nesta terça-feira (24), a primeira sanção com base no recém-anunciado Decreto “Justiça por Orelha”, referente a maus-tratos contra animais. Seis homens adultos e dois adolescentes foram flagrados agredindo violentamente uma capivara na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e cada um deverá pagar uma multa de R$ 20 mil, totalizando R$ 160 mil em penalidades administrativas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em nota à CNN Brasil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro esclareceu que a multa aplicada pelo Ibama é exclusivamente administrativa e não interfere no processo criminal que já tramita contra os envolvidos.

Publicidade

Detalhes do caso

Segundo relatos de testemunhas, na madrugada de sábado (21), o grupo cercou o animal e começou a agredi-lo com barras de ferro e pedaços de madeira.

Câmeras de segurança da região registraram a ação, permitindo a identificação e prisão imediata dos seis homens. Outros dois adolescentes foram apreendidos em flagrante próximo ao local do crime.

O animal foi resgatado em estado grave por agentes das secretarias municipais de Proteção e Defesa dos Animais e do Meio Ambiente, sendo levado para um centro universitário.

No domingo (22), houve melhora no seu quadro de saúde, e a capivara conseguiu se levantar, indicando progresso na recuperação.

Os seis adultos foram autuados por maus-tratos a animal silvestre e tiveram suas prisões em flagrante convertidas em preventivas. Já os dois adolescentes responderão por atos infracionais relacionados aos mesmos crimes.

Decreto Cão Orelha

O decreto “Justiça por Orelha”, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 12 de março de 2026, estabelece multas que variam de R$ 1.500 a R$ 50 mil para casos de maus-tratos, podendo chegar a R$ 1 milhão em situações agravadas.

A lei também prevê multiplicação do valor da multa em até 20 vezes em casos de crueldade ou quando envolvem espécies ameaçadas de extinção.

Adolescentes investigados pela morte do cão Orelha retornam ao Brasil
Foto: Reprodução

A medida foi criada em homenagem ao cão comunitário Orelha, vítima de agressões em Florianópolis (SC), e faz parte de uma atualização das infrações administrativas ambientais, que mantinham valores de R$ 500 a R$ 3 mil desde 2008.

O Decreto Cão Orelha reforça a responsabilidade e a proteção de animais no Brasil, criando instrumentos legais mais rigorosos contra a crueldade e os maus-tratos, e representa um avanço histórico na defesa da vida animal.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frio intenso perde força na segunda quinzena de julho

O frio intenso que marcou os últimos dias no...
00:03:37

Menino calça tênis pela primeira vez após tratar a síndrome do pé torto congênito

O pequeno Taylor protagonizou um momento emocionante ao calçar...

Trabalhador supera leucemia e recebe homenagem emocionante

Depois de enfrentar cerca de um ano e meio...

Venezuela intensifica buscas após terremoto com milhares de desaparecidos

A Venezuela chegou neste sábado (27) ao terceiro dia...

Cobalchini fará entrega de R$ 14,7 milhões em emendas para Caçador

No próximo dia 30 de junho, terça-feira, na Câmara...

Brasil x Japão altera atendimento em Caçador na segunda-feira

A partida entre Brasil e Japão, válida pela segunda...

Governo mantém acervo oficial com relatos inusitados de OVNIs no Brasil

Luzes que mudavam de direção, discos luminosos, objetos que...

Frente fria muda o tempo e traz risco de temporais em SC

Depois de dias marcados pelo frio intenso, o tempo...