Família pede ajuda para cirurgia de endometriose

Caçadorense de 36 anos pede ajuda para cirurgia urgente; SUS prevê espera de 1004 dias para atendimento

Uma família do bairro Martello em Caçador está mobilizando a comunidade em busca de ajuda para custear uma cirurgia urgente. A moradora Marilene Abud, de 36 anos, enfrenta um grave problema de saúde e aguarda atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas o prazo estimado é de 1004 dias — cerca de dois anos e sete meses.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Casada e mãe de cinco filhos, Marilene relata que convive com fortes dores e sangramentos constantes desde maio do ano passado, quando foi diagnosticada com endometriose. Com o passar do tempo, o quadro se agravou e a doença se espalhou para o intestino. Além disso, exames identificaram dois nódulos no útero.

Publicidade

Segundo ela, a cirurgia é necessária não apenas para aliviar os sintomas, mas para possibilitar a realização de uma biópsia e descartar a possibilidade de câncer.

Enquanto aguarda, a rotina da família foi completamente alterada. Sem poder fazer esforço físico por orientação médica, Marilene conta com a ajuda da filha mais velha, de 15 anos, que assumiu as tarefas da casa e os cuidados com os irmãos.

“Hoje é ela que cuida de mim. Limpa a casa, lava roupa, faz comida. Eu não posso erguer peso por causa dos nódulos”, relata.

As dores são intensas e frequentes, comparadas por Marilene às de um parto normal. Ela faz uso de medicações fortes, mas, em muitos casos, precisa buscar atendimento na UPA para receber medicamentos intravenosos. O sangramento também é contínuo e, em alguns momentos, difícil de controlar.

Diante da longa espera pelo SUS e do agravamento do quadro, a família decidiu buscar a realização da cirurgia na rede particular. O custo total do procedimento, incluindo despesas hospitalares, médicas e anestesia, é de R$ 8.500,00.

Para arrecadar o valor, foi criada uma vaquinha online com o nome “Ajuda para Cirurgia de Endometriose”, sob o ID 580542-1. Também é possível contribuir via PIX, pela chave 49 93380-4720.

A família faz um apelo à comunidade para ajudar Marilene a realizar a cirurgia o quanto antes e, assim, melhorar sua qualidade de vida e esclarecer o diagnóstico.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Rita Martini

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Procon-SC autua 41,2 mil sites de apostas ilegais e aciona ONU

O Procon-SC (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor...
00:24:33

Café com Notícias – 01/07/2026

https://www.youtube.com/watch?v=AcynTPDvSVs

Defesa Civil emite alerta laranja para temporais com granizo e rajadas de vento no Meio-Oeste

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil...

Forte temporal com granizo atinge cidades do Norte de Santa Catarina

Moradores de cidades do Norte de Santa Catarina enfrentaram...

Animais soltos mobilizam bombeiros e Polícia Rodoviária na SC-283

Uma operação realizada nas últimas horas mobilizou equipes da...

Colisão frontal entre três veículos mata idoso de 84 anos na BR-282

Uma grave colisão de trânsito registrado na manhã desta...

Governo Federal encerra parte do subsídio ao diesel e avalia gasolina

O governo federal confirmou que encerrará, a partir desta...

Frente fria mantém risco de temporais em SC nesta quarta-feira

A atuação da frente fria continua influenciando as condições...