Aprovado projeto que proíbe uso de determinado herbicida em Caçador

Proposta foi apresentada pelos vereadores Alcedir Ferlin, Johny Marcos e Rubiano Schmitz após reivindicações de produtores rurais e do sindicato

A Câmara Municipal de Caçador aprovou nesta semana um Projeto de Lei que proíbe o uso, comercialização, armazenamento, transporte e distribuição do herbicida hormonal 2,4-D em todo o território do município. A proposta é de autoria dos vereadores Alcedir Ferlin, Johny Marcos Tibes de Souza e Rubiano Schmitz.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o vereador Rubiano Schmitz, a iniciativa surgiu após produtores rurais e o presidente do sindicato da categoria procurarem os parlamentares para relatar prejuízos causados pelo produto em diversas culturas agrícolas.

Publicidade

De acordo com ele, o herbicida era amplamente utilizado por alguns produtores devido ao baixo custo, especialmente na preparação de áreas para o plantio de soja, milho e feijão. No entanto, o principal problema estaria relacionado à chamada “deriva”, quando o produto permanece suspenso no ar e acaba atingindo propriedades vizinhas.

Rubiano afirma que culturas mais sensíveis, como tomate e parreirais de uva, teriam sido afetadas pela propagação do produto. “Recebi fotos de parreiras de uva destruídas inteiras devido à utilização do 2,4-D”, destacou.

Após as reclamações, os vereadores realizaram estudos sobre o potencial danoso do herbicida e buscaram apoio técnico para embasar a elaboração da proposta. Conforme Rubiano, também foram analisadas legislações semelhantes já adotadas em outros municípios brasileiros.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e, após a publicação da lei, a prefeitura deverá comunicar agropecuárias e estabelecimentos que comercializam o produto sobre a proibição e as penalidades previstas em caso de descumprimento.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Câmara

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Segunda-feira terá chuva intensa e risco de temporais em SC

A segunda-feira (29) será marcada por tempo instável em...

Quanto custavam as coisas em 2002? Veja os preços do ano do penta

O ano de 2002 ficou marcado pela conquista do...

Governo de SC aciona Procuradoria após declaração de Lula sobre catarinenses

O Governo de Santa Catarina decidiu recorrer à Procuradoria-Geral...

Parreira é sedado após piora clínica e passa por cirurgia

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, de...

Copa do Mundo 2026: mata-mata começa neste domingo

A fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026...

Frio intenso perde força na segunda quinzena de julho

O frio intenso que marcou os últimos dias no...
00:03:37

Menino calça tênis pela primeira vez após tratar a síndrome do pé torto congênito

O pequeno Taylor protagonizou um momento emocionante ao calçar...

Trabalhador supera leucemia e recebe homenagem emocionante

Depois de enfrentar cerca de um ano e meio...