Ministério da Cultura e Amimu realizam palestras sobre música

Iniciativa promove a formação de plateias e o contato direto com instrumentos musicais para estudantes da rede estadual

O Ministério da Cultura e a Associação dos Amigos da Música (Amimu) realizam uma série de ações educativas em escolas públicas de Caçador. Por meio da palestra “No mundo da música – Vivência estética musical e formação de plateias”, a Associação dos Amigos da Música (Amimu) busca democratizar o conhecimento sobre música instrumental e incentivar o interesse cultural entre crianças e jovens.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Ao todo, o projeto Plano Anual Amimu 2026 realiza quatro palestras, sendo a primeira na Escola de Educação Básica Irmão Léo, realizada em 24 de fevereiro, às 10:15; a segunda na Escola de Educação Básica Dante Mosconi, realizada em 03 de março, às 10:15; a terceira na Escola de Educação Básica Wanda Krieger Gomes, realizada em 12 de maio, às 09:00; e a última na Escola de Educação João Santo Damo, a ser realizada em 19 de maio, às 10h15.

Publicidade

Diferente do formato convencional, a palestra foca na interação, pois os estudantes podem experimentar o funcionamento de instrumentos como o violino e o contrabaixo, compreendendo suas sonoridades e características técnicas. O objetivo central é o desenvolvimento da escuta ativa, permitindo que o aluno compreenda a estrutura da música de concerto e amplie seu repertório pessoal.

Para a Amimu, a formação de plateias é essencial para garantir que as novas gerações se sintam pertencentes aos espaços artísticos. O projeto reforça a função social da música como ferramenta de educação e sensibilidade estética.

A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e Vale Cultura. O projeto conta com o patrocínio das empresas Adami S/A Madeiras, Corfio Fios e Cabos elétricos, Frameport, Viposa, Merco e Alfa Transportes, com realização da AMIMU e do Ministério da Cultura, Governo do Brasil, do Lado do Povo Brasileiro.

As sessões são gratuitas e planejadas para oferecer acessibilidade física, comunicacional e de conteúdo a todos os participantes, assegurando que pessoas com diferentes perfis possam participar das atividades. As ações integram o Plano Anual 2026 e reforçam o compromisso da entidade com a democratização do acesso à cultura e à educação musical. Mais informações podem ser obtidas diretamente na secretaria da Amimu, pelo telefone e WhatsApp (49) 99970-0110.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Amimu

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre o influenciador Lito Sousa, aos 59 anos

O influenciador digital e especialista em aviação Lito Sousa...

Universo UNIARP recebe cerca de 2 mil estudantes e inspira futuros profissionais

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) viveu...

Sexta-feira terá frio e tempo firme em Santa Catarina

A sexta-feira (02) será marcada pelo tempo firme e...

Defeso da piracema começa nesta quinta-feira e vai até janeiro de 2027

Período da piracema traz restrições rígidas para a pesca na Bacia do Rio Uruguai em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Aplicativos da Justiça Eleitoral permitem acompanhar apuração em tempo real

Eleitores poderão acompanhar resultados das urnas e conferir boletins por meio de ferramentas oficiais da Justiça Eleitoral.

Jovens de Arroio Trinta se apresentam no Festival de Teatro de Videira

A Oficina Municipal de Teatro de Arroio Trinta apresentou a peça A Flautista de Hamelin na quarta-feira.

Fim do limite no Pix por aproximação altera regras de pagamentos

Nova determinação do Banco Central permite que correntistas definam valores personalizados para transações por aproximação e carteiras digitais.