Ypê pede que consumidores não joguem no lixo produtos suspensos pela Anvisa

Empresa reforça cuidados após suspensão de lotes de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes em todo o país

A Ypê divulgou um novo comunicado oficial na noite de terça-feira (19) orientando consumidores de todo o Brasil sobre os produtos suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A empresa pede que os itens não sejam utilizados e, principalmente, não sejam descartados no lixo ou no esgoto até novas determinações.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida atinge lotes de detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes com numeração final 1, após uma fiscalização identificar possíveis irregularidades no processo de fabricação.

Publicidade

Segundo o comunicado, os consumidores devem guardar os produtos em local seguro e aguardar novas orientações oficiais. A empresa também confirmou que será feito o reembolso dos valores pagos pelos itens afetados.

Fiscalização identificou bactéria e falhas no processo de produção

A suspensão dos produtos ocorreu após uma inspeção conjunta em uma unidade da empresa localizada em Amparo. Durante a vistoria, foram apontadas falhas no controle de qualidade, problemas no armazenamento de resíduos e sinais de corrosão em equipamentos da fábrica.

O principal ponto de alerta foi a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em mais de 100 lotes já produzidos. O micro-organismo pode representar risco especialmente para pessoas com imunidade baixa, como idosos, bebês, pacientes em tratamento contra câncer, transplantados ou pessoas com feridas abertas.

Embora não costume causar problemas graves em indivíduos saudáveis, a bactéria pode provocar infecções caso haja contato com olhos, mucosas ou lesões na pele.

Anvisa mantém suspensão de produtos da Ypê
Foto: Divulgação

Empresa contesta decisão e fala em novas análises

Em sua defesa, a Ypê afirmou que os produtos que chegaram ao mercado não apresentariam contaminação e que vai apresentar novas análises laboratoriais independentes para contestar a decisão da agência reguladora.

A empresa também argumenta que os registros da fiscalização dizem respeito a áreas internas da fábrica sem contato direto com o envase final dos produtos.

Além disso, a fabricante sustenta que o uso normal de produtos de limpeza reduz significativamente qualquer presença bacteriana e afirma não haver registros médicos de infecções humanas relacionadas ao uso de roupas lavadas com sabão doméstico.

Reembolso e orientação aos consumidores

A Ypê informou que os consumidores que possuem produtos com lotes afetados podem solicitar reembolso por meio dos canais oficiais de atendimento. O processo é feito de forma digital, com orientação passo a passo disponibilizada pela empresa.

Enquanto isso, a recomendação segue sendo a de não utilizar e não descartar os produtos até que novas diretrizes sejam emitidas pela Anvisa.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Domingo de eleição terá chuva e risco de temporais no Meio-Oeste de SC

Eleitores que forem às urnas neste domingo precisam redobrar a atenção devido à previsão de chuva e temporais no Meio-Oeste de Santa Catarina.

Bombeiro de folga salva homem durante incêndio em residência em Monte Carlo

Profissional agiu antes da chegada da guarnição em Monte Carlo para retirar vítima de imóvel em chamas.

Moradores levam pets para tradicional bênção na Catedral de Caçador

A Catedral São Francisco de Assis, no centro de...

Voo oficial leva para a capital equipamento sorteado em Caçador

Uma aeronave do Corpo de Bombeiros pousou no Aeroporto...

Urna de Caçador é sorteada para teste público de integridade

Uma urna eletrônica da 6ª Zona Eleitoral de Caçador...

Incêndio em caminhão mobiliza Corpo de Bombeiros na SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar atuou no combate às chamas em um caminhão na SC-135, na tarde deste sábado.

Confira os locais de votação em Videira, Arroio Trinta, Salto Veloso e Iomerê

Os eleitores de Videira, Arroio Trinta, Salto Veloso e...

Tangará, Ibiam, Ibicaré, Pinheiro Preto e Treze Tílias: confira os locais de votação

Eleitores de Tangará, Ibiam, Ibicaré, Pinheiro Preto e Treze...