Videira debate criação de loteamentos populares para ampliar acesso à moradia

Medida busca ampliar acesso a terrenos urbanos com preços mais acessíveis

Representantes do Poder Executivo e do Legislativo de Videira participaram, na tarde desta segunda-feira (25), de uma reunião voltada à discussão de medidas para fortalecer as políticas habitacionais no município. O encontro ocorreu no gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores e teve como foco principal a criação de mecanismos de incentivo para implantação de loteamentos com terrenos de 160 metros quadrados.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Mara Paz Maurício; o secretário de Gabinete e Relações Institucionais, Adalcir Ceccatto, conhecido como Pardal; o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Pezzini; além do chefe de Gabinete da Câmara, Wilmar Antunes Pereira.

Publicidade

A pauta discutida esteve relacionada à Indicação nº 136/2026, apresentada pelo vereador Rogério Pezzini, que propõe estudos e ações voltadas à ampliação de empreendimentos habitacionais destinados à população trabalhadora.

Medida busca ampliar acesso a terrenos urbanos com preços mais acessíveis

Durante o encontro, os representantes analisaram os principais desafios enfrentados pelo município em relação ao acesso à moradia, especialmente para famílias trabalhadoras que encontram dificuldades para adquirir terrenos e imóveis dentro da área urbana.

Entre as propostas debatidas está o incentivo à implantação de loteamentos com dimensões menores, o que pode contribuir para reduzir os custos finais dos terrenos e ampliar as oportunidades de acesso à casa própria.

Além da questão habitacional, os participantes destacaram que a medida também pode gerar impactos positivos no desenvolvimento econômico da cidade, fortalecendo a permanência de trabalhadores no município e auxiliando na atração de mão de obra.

Projeto pretende reduzir déficit habitacional e fortalecer desenvolvimento urbano

Outro ponto discutido durante a reunião foi a necessidade de alinhar as políticas habitacionais ao crescimento urbano de Videira, buscando alternativas que conciliem desenvolvimento econômico, inclusão social e planejamento urbano.

Segundo os participantes, a ampliação da oferta de terrenos urbanos mais acessíveis pode colaborar diretamente para a redução do déficit habitacional e fortalecer programas sociais ligados à habitação popular.

A proposta segue em fase de estudos e poderá avançar a partir de novas discussões entre o Executivo, o Legislativo e setores envolvidos no planejamento urbano do município.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Câmara de Vereadores de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Civil conclui investigação sobre morte de bebê em creche de Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Santa Catarina com tempo estável, mais nuvens e menos frio

A terça-feira (25) será marcada por tempo estável em...

1º Bike Jus reúne cerca de 150 ciclistas em Campos Novos

A primeira edição do Bike Jus de Campos Novos...

Confira os bairros de Videira que terão interrupção no abastecimento nesta terça-feira

Moradores de diferentes regiões de Videira devem ficar atentos...

Unoesc Videira promove fórum sobre combate à violência contra a mulher

A Unoesc Videira realiza nesta quarta-feira (26), às 19h30,...

Tangará abre inscrições para 12 casas pelo Programa Casa Catarina

A Administração Municipal de Tangará abriu o processo de...
00:28:13

Videira Notícias – 24/08/2026

https://www.youtube.com/watch?v=WEdDw6N-eF0
01:01:20

RBV Notícias Videira e Tangará – 24/08/2026 – Edição 1621

https://www.youtube.com/watch?v=st-YqasGJgg