Videira terá noite especial de observação da “Blue Moon”

O evento será gratuito e acontece das seis às dez da noite, reunindo famílias e interessados em astronomia

O Polo Astronômico de Videira realiza neste domingo, dia 31 de maio, uma programação especial voltada à observação da chamada “Blue Moon”. O fenômeno acontece quando uma segunda Lua Cheia é registrada dentro do mesmo mês do calendário, um evento relativamente raro que desperta grande interesse entre admiradores da astronomia.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A atividade será realizada das 18h às 22h, no Polo Astronômico de Videira, em Santa Catarina, e é aberta ao público de forma gratuita. A expectativa é reunir famílias, estudantes e entusiastas da ciência para uma noite de contemplação do céu e aproximação com o universo astronômico.

Publicidade

🔭 O que é a “Blue Moon” e por que ela chama atenção

A “Blue Moon”, apesar do nome, não se refere à coloração azul da Lua, mas sim à ocorrência de duas Luas Cheias no mesmo mês. Esse fenômeno ocorre devido ao ciclo lunar, que dura em média 29,5 dias, permitindo que, em algumas situações, o calendário registre duas fases cheias dentro do mesmo período.

Esse tipo de evento não é frequente, o que o torna ainda mais atrativo para observadores do céu e curiosos pela astronomia. Em ocasiões específicas, dependendo de condições atmosféricas, a observação pode revelar detalhes mais nítidos da superfície lunar, como crateras e variações de brilho.

Videira será palco de grandes eventos de astronomia em julho de 2026
Foto: Reprodução

🌌 Evento busca aproximar comunidade da ciência

A programação no Polo Astronômico tem como objetivo incentivar o interesse pela ciência e proporcionar uma experiência educativa acessível para todas as idades. Durante a atividade, os visitantes poderão acompanhar a observação da Lua e receber orientações sobre fenômenos astronômicos.

A participação é gratuita e não exige inscrição prévia. No entanto, a organização reforça que a realização da atividade depende das condições climáticas. Em caso de céu nublado ou chuva, a observação será cancelada.dições climáticas. Em caso de céu nublado ou chuva, a atividade será cancelada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Secretaria de Educação divulga prazos de matrículas e rematrículas para 2027

A Secretaria Municipal de Educação de Videira definiu as datas para rematrículas e novas vagas na rede de ensino para 2027.

Caçador conquista Ouro e Prata na ginástica artística pela Olesc

Os atletas de Caçador seguem se destacando na etapa...

Feriado termina com duas mortes e 103 feridos nas estradas federais catarinenses

A PRF encerrou a Operação Nossa Senhora Aparecida 2026 com 90 acidentes e mais de 900 veículos acima da velocidade permitida

Família perde todos os bens após incêndio em Lebon Régis

Uma residência de madeira foi completamente destruída por um...

Dupla de Videira é convocada para representar o Brasil no Pan-Americano de Padel

Duas atletas de Videira foram convocadas para representar o Brasil no Pan-Americano de Seniores de Padel, em Assunção.

ADEAC promove workshop gratuito sobre Gestão Eficaz de Projetos

Com o objetivo de capacitar profissionais e empreendedores na...

Monte Carlo lidera percentual de votos brancos e nulos em SC; Ibiam registra menor índice

Levantamento aponta as cidades catarinenses com maior e menor índice de abstenções e votos inválidos no primeiro turno das Eleições 2026.

BR-470 terá mudanças no trânsito a partir desta terça

Dnit troca tubulação danificada na BR-470 em Apiúna, com trânsito em Pare e Siga até quinta-feira.