A partir deste mês de junho a vacina da gripe está liberada para toda a população caçadorense, com mais de 6 meses de idade. A medida busca aumentar a cobertura vacinal em um período de alta circulação do vírus influenza.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caçador, Nara Tesk, destacou que a imunização é a principal forma de prevenção contra a doença, especialmente diante do aumento dos casos registrados na comunidade.
“Os casos de influenza estão altos e a melhor forma de prevenção é a vacinação. Após receber a dose, o organismo leva, em média, de uma a duas semanas para desenvolver proteção adequada”, explicou.
Veja também
A orientação é para que as pessoas que ainda não receberam a vacina procurem uma unidade de saúde o quanto antes. A Vigilância Epidemiológica reforça ainda o alerta para os grupos prioritários, como gestantes, idosos e crianças, que apresentam maior risco de agravamento da doença, hospitalizações e até óbitos.
Embora a vacinação esteja aberta para toda a população, a coordenadora ressalta que a prioridade continua sendo ampliar a cobertura desses grupos mais vulneráveis.
Atualmente, as salas de vacinação estão disponíveis nos postos de saúde do Berger, Caic, Martello, Bom Sucesso, Taquara Verde, Central, Santa Catarina e Bairro dos Municípios.
Além do atendimento regular, algumas unidades oferecem horário estendido até as 22h. O cronograma funciona da seguinte forma:
- Segunda-feira: Posto Santa Catarina;
- Terças e quintas-feiras: Posto do Caic;
- Quartas e sextas-feiras: Posto Central.
Para receber a dose, é recomendado apresentar a carteira de vacinação, permitindo o registro correto da imunização.
Segundo Nara Tesk, não há um prazo definido para o encerramento da vacinação ampliada. As doses disponibilizadas para o público em geral são provenientes do excedente destinado aos grupos prioritários que não compareceram para se vacinar.
“O quantitativo é grande, mas é limitado. As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde com base no público-alvo da campanha. O que está sendo disponibilizado para toda a população são as doses remanescentes”, explicou.
A recomendação é que a população procure a unidade de saúde mais próxima e não deixe para depois, garantindo proteção antes do aumento dos casos de gripe durante os meses mais frios do ano.




