A estrutura operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ganhou um importante reforço com a chegada de 56 novos caminhões destinados ao atendimento de emergências em diferentes regiões do estado. A entrega foi realizada pelo governador Jorginho Mello nesta semana e integra o maior processo de renovação de frota já promovido pela corporação.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os novos veículos começam a ser incorporados aos quartéis e irão ampliar a capacidade de resposta em ocorrências de incêndio, resgate, salvamento e atendimento à população. Ao todo, serão beneficiados 49 municípios catarinenses, distribuídos entre o Extremo Oeste, Serra, Vale do Itajaí, Sul e Litoral.
Renovação estratégica fortalece operações
Do total entregue, 42 veículos são do modelo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e outros 14 são Auto Tanques (AT). A distribuição foi definida com base em critérios técnicos que levaram em consideração a idade das viaturas atualmente em operação, o volume de ocorrências e o crescimento populacional das regiões atendidas.
Veja também
Salto Veloso recebe R$ 600 mil em investimentos para educação, inclusão e acessibilidade
Videira inicia aplicação da vacina Pneumocócica 20 e adota esquema híbrido de imunização
Segundo o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a modernização da frota representa um avanço importante para a segurança da população catarinense.
“Cada caminhão entregue representa mais segurança para a população e melhores condições de trabalho para nossos bombeiros. Estamos renovando a frota de forma estratégica para garantir que os quartéis tenham equipamentos modernos, confiáveis e preparados para responder às emergências com mais rapidez e eficiência”, destaca o comandante-geral.
Entre os municípios contemplados com os novos ABTRs estão
- Dionísio Cerqueira
- Palma Sola
- Anchieta
- Mondaí
- Pinhalzinho
- Saudades
- Modelo
- Xaxim
- Água Doce
- Catanduvas
- Capinzal
- Matos Costa
- Major Vieira
- Tubarão
- Curitibanos
- Otacílio Costa
- Bom Jardim da Serra
- Trombudo Central
- Turvo
- Ituporanga
- São Francisco do Sul
- Forquilhinha
- Cocal do Sul
- Lauro Müller
- Luís Alves
- Araquari
- Timbó
- Capivari de Baixo
- Blumenau
- Navegantes
- Brusque
- Tijucas
- Rancho Queimado
- São José
- Araranguá
Já os novos Auto Tanques serão destinados para cidades como
- São Miguel do Oeste,
- Xanxerê,
- Joaçaba,
- Lages,
- Rio do Sul,
- Itajaí,
- Palhoça e
- Florianópolis.
Tecnologia e mais eficiência no atendimento
Os caminhões entregues contam com recursos tecnológicos avançados, incluindo transmissão automática, sistemas eletrônicos de monitoramento e maior capacidade operacional. A modernização busca garantir mais eficiência no combate a incêndios e nas operações de resgate, além de oferecer melhores condições de segurança aos bombeiros militares durante as ocorrências.
Outro benefício importante está relacionado à redução dos custos de manutenção. Muitas unidades utilizavam viaturas com vários anos de serviço, o que aumentava a necessidade de reparos e diminuía a disponibilidade operacional.
Com a renovação, a corporação espera ampliar a confiabilidade dos equipamentos e assegurar uma resposta mais rápida e eficiente diante das emergências.
Municípios menores ganham reforço importante
A chegada das novas viaturas também representa um avanço significativo para cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, onde o primeiro atendimento pode ser decisivo para o sucesso de uma ocorrência.
O comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Filipe da Silva Daminelli, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da rede de atendimento.
“Ter equipamentos de ponta e tecnologia como os que estão sendo entregues hoje não significa apenas atender bem a comunidade, mas atender de forma mais eficiente. É garantir que o recurso vai chegar à cena da ocorrência para que a equipe possa fazer a diferença. Viaturas modernas representam mais confiabilidade operacional, mais segurança para os bombeiros e melhores condições de resposta”, ressalta.
Um dos exemplos citados pelo oficial é o município de Luís Alves, que receberá seu primeiro caminhão de combate a incêndio zero quilômetro.
“Estamos falando de uma cidade com aproximadamente 15 mil habitantes e que está distante cerca de 40 quilômetros da OBM mais próxima para prestar apoio. Quando ocorre um incêndio em uma cidade como essa, é fundamental que o primeiro atendimento seja exitoso, porque leva tempo até que recursos adicionais cheguem ao local. Por isso, a entrega desta viatura é tão importante. Ela fortalece a capacidade de resposta da cidade e aumenta a segurança da comunidade”, afirma.
Além de Luís Alves, municípios como Navegantes e Itajaí também serão beneficiados com novos equipamentos, acompanhando o crescimento populacional e econômico registrado na região.
Investimento amplia segurança da população
A renovação da frota faz parte do plano de modernização do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que vem investindo na aquisição de novos veículos e equipamentos nos últimos anos.
Para o prefeito de Saudades, Maciel Schneider, a entrega das novas viaturas reforça a capacidade de atendimento dos serviços de emergência.
“Com certeza é um momento ímpar para o nosso município e para toda a nossa região receber essas viaturas. Nós sempre primamos pelo atendimento rápido e, para isso, precisamos ter equipamentos de qualidade. Vemos que o Governo do Estado também tem essa preocupação em fortalecer o Corpo de Bombeiros do nosso município e de toda a região, fazendo com que o tempo de resposta seja cada vez mais rápido e que possamos atender nossa população com mais eficiência”, afirmou o prefeito.
Com a chegada dos 56 novos caminhões, o CBMSC avança na modernização da estrutura operacional e fortalece a capacidade de resposta em todas as regiões catarinenses, consolidando uma das frotas mais modernas do país.




