Caminhoneiros convocam paralisação nacional a partir desta segunda-feira

Mobilização começou nesta segunda-feira (13) e busca garantir a votação da Medida Provisória 1.343 antes que o texto perca a validade

Uma paralisação nacional de caminhoneiros foi convocada para esta segunda-feira (13) com o objetivo de pressionar o Senado Federal a votar a Medida Provisória (MP) 1.343. A mobilização prevê a interrupção das atividades nos portos brasileiros e ocorre diante da proximidade do prazo de validade da proposta, que expira na quinta-feira (16).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo representantes da categoria, a expectativa é que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, inclua a medida na pauta de votação até esta terça-feira (14). Caso isso não aconteça, a MP perderá a validade e todo o processo legislativo precisará ser reiniciado.

Publicidade

Categoria cobra votação urgente

De acordo com Wallace Landim, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), os caminhoneiros aguardam há semanas uma definição sobre a tramitação da proposta.

“Há duas semanas a gente vem lutando para que o Senado coloque na pauta para ser votado e até agora nada. Foi feita uma deliberação da categoria e, a partir das 0h agora do dia 13/7, os portos irão parar.”

O representante afirmou que a categoria considera a votação urgente, principalmente porque o texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em junho e agora depende apenas da análise dos senadores.

Em declarações anteriores, Landim também criticou a demora na tramitação da matéria.

“Chegou no Senado e o presidente Davi Alcolumbre sentou em cima da Medida Provisória.”

Ele ainda alertou para as consequências caso a proposta deixe de vigorar.

“A gente não tem mais tempo.”

Caminhoneiros desistem de greve após decisão do governo
Foto:IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO

Segundo o dirigente, a perda da validade da medida faria com que todas as discussões retornassem ao ponto inicial.

“Se atingir a caducidade da medida provisória, a gente volta à estaca zero. Isso deixa nosso segmento muito preocupado e de fato nós vamos levantar o movimento sim. E tem nome: Davi Alcolumbre.”

Landim também destacou o prazo considerado decisivo para a categoria.

“Ele tem até o dia 15 para colocar em pauta e votar.”

O que prevê a Medida Provisória

Relatada pelo deputado federal Zé Trovão (PL), a MP 1.343 propõe uma série de mudanças para o transporte rodoviário de cargas. Entre os principais pontos estão a criação de novas regras para fiscalização, alterações trabalhistas e medidas relacionadas ao pagamento do frete.

A proposta estabelece um piso salarial de R$ 5 mil para motoristas contratados sob o regime da CLT para viagens de longa distância. Também determina que o valor do frete não poderá ser inferior à tabela de preços mínimos definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Nova fiscalização da tabela do frete preocupa produtores
Fonte: Thomaz Silva/ Agência Brasil

Além disso, o texto prevê a conversão de determinadas multas em advertências, anistia de penalidades administrativas relacionadas ao descumprimento das regras do frete, reserva de mercado para Transportadores Autônomos de Cargas (TACs) em contratações públicas federais e atualização dos critérios para o piso mínimo do frete.

Outro ponto da proposta é a integração entre o Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), criando um mecanismo que impediria o pagamento de fretes abaixo dos valores mínimos estabelecidos pela ANTT.

Categoria aguarda decisão até terça-feira

De acordo com Wallace Landim, a orientação é que os caminhoneiros acompanhem a movimentação do Senado antes de retomar as viagens.

“A gente tem uma sinalização que vai colocar para votar, a orientação é que você não saia para viajar a partir da 0h, para que a gente possa acompanhar até terça-feira se de fato vai entrar na pauta para votar, e não vamos aceitar perder essa MP.”

Até o momento, não havia confirmação oficial sobre a inclusão da Medida Provisória 1.343 na pauta de votação do Senado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Como marcas tradicionais ajudam o pequeno varejo a competir com os marketplaces

A competição entre pequeno varejo e marketplaces costuma ser...

Sexta-feira terá chuva no Litoral e tempo estável nas demais regiões SC

A sexta-feira (16) será marcada pela chuva persistente no...

Videira utiliza drones para intensificar o combate ao mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira implementou o uso de drones para monitorar focos do mosquito Aedes aegypti em locais de difícil acesso.

Safra brasileira de grãos deve superar 367 milhões de toneladas em 2026/2027

Apesar dos desafios climáticos previstos, a safra 2026/2027 deve atingir 367 milhões de toneladas, segundo a Conab.

U2 confirma dois shows em São Paulo para março de 2027

A banda irlandesa U2 anunciou duas apresentações em São...

Dona de confeitaria é presa após cliente encontrar rato morto em bolo

Proprietária foi detida em Porto Alegre após cliente consumir parte de bolo que continha um roedor morto; estabelecimentos foram interditados.

Festa da Padroeira de Ibiam terá programação especial

A Capela Mãe do Salvador, localizada no município de...