Mais da metade dos feminicídios em Santa Catarina ocorreu nos fins de semana em 2026

Levantamento do Observatório da Violência contra a Mulher aponta que 53% dos casos registrados no primeiro semestre aconteceram entre sexta-feira e domingo

Mais da metade dos feminicídios registrados em Santa Catarina no primeiro semestre de 2026 aconteceu durante os fins de semana. Os dados são do Observatório da Violência contra a Mulher da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e revelam que, dos 28 casos contabilizados entre janeiro e junho, 15 ocorreram entre sábado e domingo, o equivalente a 53% do total.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O levantamento mostra que o sábado foi o dia da semana com maior número de feminicídios, somando nove ocorrências. Em seguida aparece o domingo, com seis casos. As sextas-feiras também registraram um número expressivo de crimes, com quatro assassinatos de mulheres motivados por questões de gênero.

Publicidade

Sábados concentram maior número de casos

Além dos nove feminicídios registrados aos sábados, o painel também contabilizou seis ocorrências aos domingos, quatro às quartas-feiras, quatro às sextas-feiras, três às segundas-feiras e um caso tanto nas terças quanto nas quintas-feiras.

Os números reforçam uma concentração dos crimes nos períodos em que há maior convivência familiar e social, especialmente durante os fins de semana.

Violência doméstica também aumenta aos sábados e domingos

A mesma tendência é observada nos registros de lesão corporal leve e grave no contexto da Lei Maria da Penha.

Segundo o Observatório, Santa Catarina contabilizou 9.707 ocorrências desse tipo de crime no primeiro semestre deste ano. Desse total, 4.067 aconteceram aos sábados e domingos, representando cerca de 41,9% dos registros.

Os domingos lideram as estatísticas de agressões, com 2.162 casos, seguidos pelos sábados, com 1.905 ocorrências.

Outro dado que chama a atenção é o aumento da violência durante feriados. Conforme o levantamento, o dia com maior número de registros foi 1º de janeiro, quando foram contabilizadas 127 ocorrências de lesão corporal leve ou grave contra mulheres.

Especialista aponta influência do consumo de álcool e drogas

Para a presidente da Comissão Especial de Combate à Violência Doméstica da OAB Nacional, Tammy Fortunato, o consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas pode contribuir para o aumento da violência durante os fins de semana.

“O álcool e os entorpecentes faz com que o freio inibitório de algumas pessoas seja “quebrado” e elas se tornem mais agressivas. O álcool desencadeia essa agressividade em algumas pessoas, não são em todas. Por isso nós conseguimos ver um aumento dos casos de violência doméstica e de feminicídio durante os finais de semana justamente em decorrência do efeito dessas substâncias no organismo.”

A especialista explica que o chamado “freio inibitório” funciona como um mecanismo que reduz comportamentos impulsivos. O consumo abusivo dessas substâncias pode comprometer essa capacidade, favorecendo reações violentas.

Ela também destaca que o cenário observado em Santa Catarina acompanha uma realidade verificada em todo o país.

“O fato de mais da metade dos casos de feminicídio terem acontecido durante os finais de semana só ratifica o que os dados estatísticos já apontam. Esses dados estatísticos não se referem somente a Santa Catarina, eles são vistos em todo o Brasil.”

Caso mais recente é investigado na Grande Florianópolis

O caso mais recente tratado como feminicídio foi registrado em São José, na Grande Florianópolis, na madrugada do dia 6 de julho.

A vítima, Greiziane da Silva Luz, de 29 anos, foi encontrada morta às margens da SC-281, com diversos ferimentos pelo corpo. O namorado é apontado pela Polícia Civil como principal suspeito do crime.

De acordo com a investigação, o casal mantinha um relacionamento conturbado e a vítima já havia registrado boletins de ocorrência por lesão corporal e ameaça contra o suspeito.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vacina Pneumo 20 já está disponível para maiores de 85 anos em Tangará

A vacina Pneumo 20 já pode ser aplicada em pessoas com mais de 85 anos em Tangará.

Papa Leão XIV: comunicação sobre câncer marca nova relação entre Igreja e fiéis

A decisão do Papa Leão XIV de comunicar pessoalmente...

Banda de Música da Polícia Militar se apresenta em Iomerê nesta quinta-feira

A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga recebe o grupo musical da PMSC nesta quinta-feira, às 19h30, com repertório tradicional.

Novo posto de saúde em Videira chega a 40% de conclusão

As obras do novo posto de saúde do bairro São Francisco, em Videira, chegaram a cerca de 40% de conclusão.

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...