Nesta segunda-feira (19) aconteceu sessão ordinária da Câmara de Ibiam com a presença de todos de Vereadores e a coordenação dos trabalhos em plenário do presidente Anderson da Silva Trevisol (PP).
Na oportunidade foi encaminhada a Emenda Modificativa ao Projeto de Lei nº 789/23 à Comissão de Constituição, Legislação e Justiça para o parecer, sendo solicitado pela presidência a apresentação do parecer na próxima sessão.
Na Ordem do Dia os vereadores apreciaram em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei (PL) nº 789/23, que institui o vale-alimentação aos servidores públicos de Ibiam.
O projeto foi aprovado por todos os vereadores.
Aberta a Palavra Livre o vereador Célio Lucas Ramos (MDB) fez algumas considerações sobre a criação do vale-alimentação.Como servidor público municipal destaca que é uma reivindicação antiga pela valorização do funcionalismo. Agradeceu ao Prefeito de Ibiam, mesmo sabendo que muitos são contrários a iniciativa. Sente-se satisfeito como vereador e servidor pela forma que o benefício será concedido sem qualquer tipo de distinção de cargos, vai auxiliar, principalmente, quem ganha uma menor remuneração e ainda vai valorizar o comércio local pois, o valor deve ser utilizado nos estabelecimentos conveniados.
O vereador Miguel Felicetti (MDB) recordou que há 6 (seis) anos cobra o Executivo para criação de vale-alimentação aos servidores. Lembra que neste ano em conjunto com a vereadora Andreia Lamperti (MDB) apresentaram Indicação para criação deste benefício no valor de R$400 (quatrocentos reais). Analisa que não têm sentido as pessoas serem contra ao vale, por que servidor valorizado trabalha melhor, avalia Miguel. Ainda recorda de sua cobrança para incentivar o comércio de Ibiam e uma das formas via vale-alimentação, na qual centenas de servidores irão consumir nos pontos do comércio local. O vereador ainda comenta que os diretores municipais devem ser excluídos do benefício e finaliza parabenizando o Prefeito Juares pelo projeto.
O vereador Camilo Gatti (MDB) comenta que é uma honra apreciar este projeto do vale-alimentação pela valorização dos servidores e por movimentar o comércio local. Manifesta posição favorável à emenda que impede que ocupantes de cargos eletivo e do secretariado o benefício do vale-alimentação e impõe algumas condições para concessão do benefício aos demais servidores.
Ainda reforça o pedido de melhorias na ponte de São Sebastião, que há cerca de um ano apresentou a demanda ao Prefeito, mas sem resolução até o momento. Há uma cobrança dos munícipes devido ao tráfego de veículos pesados mas, o Executivo avisa que esta tomando providências administrativas, porém nada feito na prática.
O vereador Clóvis João de Souza (MDB) solicita ao Secretário de Obras para que colocação de britas em todos os acessos das propriedades rurais do Município. Não compreende por que o serviço é realizado em algumas propriedades e outras não. Pede que sejam favorecidos de forma igualitária todos os proprietários e haja transparência na execução deste serviço. Com relação a ponte de São Sebastião, houve estrago causado por caminhão do transporte de leite, comunicado o fato a Prefeitura, prometido conserto mas, nada até o momento.
A vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) pensa igualmente aos colegas sobre o vale-alimentação, sendo favorável ao projeto. Observa desnecessária o conteúdo da emenda relacionada a impedimento do benefício aos detentores de cargos eletivos ou secretários municipais, isso por que a orientação esta contida no Projeto de Lei do Executivo.
Com relação a descontinuidade no serviço da coleta de lixo, abordada na sessão anterior buscou informação a respeito e a justificativa apresentada é de que a empresa responsável teve problema com o caminhão do recolhimento, sendo notificada a empresa terceirizada pela Prefeitura. Sobre a Ponte de São Sebastião visualizou os vídeos e constatou pessoalmente o estado da travessia, qualifica como vergonhosa a situação. Embora o Secretário de Obras tenha feito obras de “remendos” na ponte, pois houve licitação compra de material visando serviço completo no local mas, a empresa licitada não entregou os materiais. Concorda, que têm que ser responsabilizada a empresa vencedora na licitação pelo descumprimento da obrigação assumida perante o Poder Público Municipal. Ainda a vereadora reforça a importância de que as pontes deveriam ser substituídas por concreto que garantem maior durabilidade. Ela finalizou sua manifestação apresentando relatório de obras atualmente em execução pela Prefeitura de Ibiam.
A sessão encerrou com a convocação dos vereadores pelo Presidente Anderson da Silva Trevisol (PP) para a próxima reunião ordinária a ser realizada, antecipadamente em 22 de junho, próxima quinta-feira às 19.30 horas.